Topo

Gaviões tem lista de exigências para festejar título do Corinthians no Rio

Organizada do Corinthians não poderá utilizar nenhuma vestimenta que identifique a torcida, como em 2012 - Vinicius Castro/UOL
Organizada do Corinthians não poderá utilizar nenhuma vestimenta que identifique a torcida, como em 2012 Imagem: Vinicius Castro/UOL

Bernardo Gentile e Luciano Borges

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/11/2015 17h53

O Corinthians poderá conquistar o Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira. Para isso basta vencer o Vasco, em São Januário. Mesmo longe de casa, a equipe contará com a presença de uma pequena parcela de sua torcida. A Gaviões da Fiel, por exemplo, terá que cumprir uma lista de exigências para acompanhar o duelo no Rio de Janeiro.

Representantes da organizada se reuniram com o Major Sílvio, do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), e acertaram algumas regras para que o evento ocorra sem maiores transtornos. Um deles é a chegada dos torcedores em São Januário. Até a roupa utilizada esteve na pauta.

"Combinamos alguns detalhes, como material, colaboração com polícia e escolta. Não podemos impedir ninguém de entrar no estádio, mas combinamos deles chegarem o mais cedo possível. Não vamos divulgar o horário por questão de segurança, já que há uma rivalidade grande entre as torcidas [a ideia é que ocorra na abertura do estádio]", disse o major Sílvio ao UOL Esporte.

"A Gaviões está punida no Rio de Janeiro e não poderão entrar no estádio com nada que os identifique. Isso porque há dois anos, um ônibus da torcida foi revistado em Piraí e encontramos pedaços de madeira, barra de ferro e ouros objetos perigosos. Sendo assim, eles não poderão utilizar camisa ou bandeira da torcida", completou o comandante do Gepe.

Além desses detalhes, a partida entre Vasco x Corinthians é tratada com muito cuidado pela polícia carioca. As torcidas têm uma rivalidade muito forte e a localização de São Januário dificulta a segurança em jogos grandes. Assim, o contingente será reforçado para manter a paz no estádio.

Segundo major Sílvio, o histórico da torcida do Corinthians nos jogos no Rio de Janeiro tem sido exemplar. "Pedimos a colaboração para não ser feito nenhum tipo de baderna na viagem. Mas tenho que dizer que não enfrentamos qualquer tipo de transtorno nas oportunidades em que ele jogaram na cidade", afirmou o comandante do Gepe.

Para a partida em questão, o Corinthians terá direito a 10% da carga total de 20 mil lugares. Sendo assim, os paulistas terão 2 mil entradas garantidas.