Topo

5 motivos para o torcedor do Cruzeiro acreditar em vaga na Libertadores

Cruzeiro está próximo do G-4 do Brasileiro e tem motivos de sobra para confiar em vaga na Libertadores - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Cruzeiro está próximo do G-4 do Brasileiro e tem motivos de sobra para confiar em vaga na Libertadores Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

17/11/2015 06h00

O Cruzeiro pode sonhar com a classificação para a Copa Libertadores da América 2016. A três pontos do G-4 do Campeonato Brasileiro depois da vitória por 3 a 0 sobre o Sport, nesse domingo, no Mineirão, pela 35ª rodada, o time de Mano Menezes sonha com três triunfos nas rodadas finais para assegurar a sua classificação ao torneio continental.

Embora o técnico gaúcho seja cauteloso ao comentar a situação, os jogadores asseguram que a equipe tem condições de chegar ao grupo dos quatro primeiros colocados da principal competição nacional.

Autor de um dos gols obtidos na vitória sobre o Sport, o volante Willians acredita na classificação da equipe mineira para a Libertadores:

“Com certeza (podemos chegar ao G-4)! A gente vem devagarzinho buscando nosso objetivo. Quem sabe, aos pouquinhos, a gente consegue chegar. A gente não pode deixar de manter o sonho. E foi mais um passo que a gente deu para chegar à frente”, comentou.

Diante de tamanha confiança dos jogadores, o UOL Esporte decidiu fazer uma lista com uma série de motivos para o torcedor do Cruzeiro acreditar que o time pode terminar o ano entre os quatro primeiros colocados. Confira:

1) Aproveitamento de vice-líder

Desde que o técnico Mano Menezes chegou à Toca da Raposa II, no início de setembro, a equipe disputou 13 jogos, com sete vitórias, cinco empates e apenas um revés, o que dá à equipe 66,7% de aproveitamento. O rendimento obtido com o treinador só não é superior ao obtido pelo Corinthians de Tite, atual líder do Campeonato Brasileiro. O clube paulista conquistou 74,5% dos pontos disputados.

2) Oscilação dos adversários

Não é apenas a constância do Cruzeiro que pode animar a torcida. A oscilação de seus adversários também é um fator positivo na luta por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2016. Dentre os times que estão à frente dos mineiros, que ocupam momentaneamente a oitava colocação, nenhum obteve mais de três vitórias nos últimos cinco jogos disputados. O Santos (quarto) venceu dois, empatou dois e perdeu um. O São Paulo tem dois triunfos, dois empates e uma derrota. O Inter contabiliza três resultados positivos e dois negativos, situação idêntica à do Sport. A equipe de Mano, por sua vez, está invicta, com quatro vitórias e uma igualdade.

3) Possibilidade de virar G-5

Como o Santos, quarto colocado, está na final da Copa do Brasil, diante do Palmeiras, o Cruzeiro pode alimentar a esperança de que o G-4 se torne G-5. Portanto, caso a equipe comandada por Dorival Júnior saia com o título da competição de mata-mata e termine entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão, o time que encerrar o torneio na quinta posição terá direito a uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.

4) Boa fase do artilheiro

O Cruzeiro pode se respaldar em Willian, atacante que vive um de seus melhores momentos pelo clube, para chegar à próxima edição da Copa Libertadores da América. O Bigode Grosso, como o jogador é conhecido, balançou as redes adversárias em dez oportunidades nos últimos 12 jogos que disputou pelo time de Mano Menezes. Se mantiver a média de 0,83 gol por compromisso, ele pode contribuir bastante para o objetivo da equipe.

5) Defesa pouco vazada

A equipe de Mano Menezes tem uma consciência defensiva aflorada. Nos 13 jogos disputados com o treinador, o Cruzeiro sofreu apenas 10 gols. A média é de 0,76 bola na rede do time por compromisso. Antes disso, foram 22 gols sofridos em 22 rodadas disputadas com Marcelo Oliveira, Vanderlei Luxemburgo e o auxiliar técnico Deivid. A melhora da retaguarda também é um ponto positivo na luta pelo G-4.