Topo

Flamengo tem sido 'carrasco' do Santos nos últimos anos. E parou até Neymar

Flamengo estragou até a despedida de Neymar do Santos no Brasileirão de 2013 - Sergio Lima/Folhapress
Flamengo estragou até a despedida de Neymar do Santos no Brasileirão de 2013 Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Do UOL, em Santos (SP)

19/11/2015 06h00

Se depender do retrospecto, o Santos não terá facilidades para vencer o Flamengo nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde 2008, quando iniciou o período dos santistas longe do grupo de classificação para a Copa Libertadores da América, o time carioca virou uma espécie de carrasco.

De lá para cá, a equipe santista enfrentou o Flamengo 15 vezes e só venceu duas. Foram sete empates e seis derrotas.

Nem o atacante Neymar pôde ajudar o clube paulista neste período. Enquanto esteve no Santos, o camisa 10 da seleção brasileira só venceu o time carioca uma vez em seis partidas. O craque não derrotou o Flamengo nem no jogo que lhe rendeu o Prêmio Puskas, quando marcou um golaço na derrota santista por 5 a 4, na Vila Belmiro, em 2011.

A equipe carioca ainda estragou a despedida de Neymar do Santos em 2013. Isso porque o astro santista, na época, não conseguiu marcar o gol de despedida. A partida disputa em Brasília terminou empatada sem gols.  

Até na Vila Belmiro, onde o Santos é quase imbatível, o alvinegro praiano não tem bom retrospecto nos últimos duelos contra o Flamengo. Desde 2009, foram quatro jogos e apenas uma vitória santista.

Para o técnico Dorival Júnior, o Flamengo segue perigoso. O treinador não descartou o time carioca na briga por uma vaga no G-4. O Fla soma 47 pontos, na 11ª colocação. Já a equipe santista é a quarta colocada, com 54.

"É muito simples. Só olharmos a classificação. O Flamengo briga por uma das vagas. Uma vitória aqui na Vila dá outra condição ao Flamengo. O Santos tem de fazer o seu melhor, se preocupar consigo, respeitando e muito os adversários, mas a preocupação tem de ser nossa. Estamos enfrentando adversários que lutam contra o rebaixamento e que tentam consolidar a classificação", disse Dorival.

Para o duelo contra o Flamengo, Dorival Júnior não contará com Lucas Lima, suspenso, e Victor Ferraz, que segue em recuperação de uma lombalgia. Daniel Guedes será mantido na lateral direita, enquanto Geuvânio atuará na vaga de Lucas Lima.

O Flamengo pode repetir o mesmo time que goleou o Goiás por 4 a 1, no Maracanã, na última rodada. O único mistério é se Oswaldo de Oliveira escalará o centroavante Paolo Guerrero desde o início. O peruano atuou na derrota de sua seleção para o Brasil por 3 a 0 nesta terça-feira, em Salvador.

Ficha Técnica - Santos x Flamengo
 
Data e horário: 19/11/2015, às 22h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Heber Roberto Lopes - SC (FIFA)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil - SC (FIFA) e Ivan Carlos Bohn - PR
 
Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Gustavo Henrique, Zeca; Thiago Maia, Renato, Marquinhos Gabriel, Gabigol, Geuvânio; Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior. 
 
Flamengo: Paulo Victor; Pará, César Martins, Wallace e Jorge; Jonas, Márcio Araújo e Alan Patrick; Gabriel, Sheik e Guerrero (Kayke).
Técnico: Oswaldo de Oliveira.