Topo

Um ano depois, Inter volta a Chapecó com 4 remanescentes de vexame em SC

Inter volta bem diferente a Chapecó para tentar dar troco após goleada - Marcio Cunha/AGIF
Inter volta bem diferente a Chapecó para tentar dar troco após goleada Imagem: Marcio Cunha/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/11/2015 06h00

Treze meses depois, o Internacional voltará a jogar na Arena Condá. Nesta quinta-feira (19), o Colorado enfrenta a Chapecoense em jogo da 35ª rodada do Brasileirão e as lembranças do último encontro em terras catarinenses ainda são amargas. Quatro jogadores presentes na derrota, por 5 a 0, estarão outra vez em campo pelo time gaúcho, tentando mudar o retrospecto no local e amenizar as reminiscências pesadas.

Paulão, Juan, Ernando e D’Alessandro atuaram em 9 de outubro de 2014 e começarão a partida deste dia 18 de novembro, em Chapecó. Dida, expulso no jogo do ano passado, foi relacionado, mas deve sobrar do banco pela volta de Alisson. Bertotto também está relacionado, mas ficará na reserva.

Do resto do time, que participou do vexame há pouco mais de um ano, três continuam no elenco, mas estão fora por conta de lesões: os meias Valdívia e Alex, além do centroavante Rafael Moura.

Os outros cinco atletas que atuaram na derrota histórica foram os laterais Fabrício (emprestado ao Cruzeiro) e Gilberto (devolvido ao Botafogo, hoje na Fiorentina), o volante Ygor (cedido ao Goiás), o meia Alan Patrick (devolvido ao Shakhtar, hoje no Flamengo) e o atacante Nilmar (negociado com o Al-Nasr).

A partida no interior de Santa Catarina não impediu o Inter de obter vaga para Libertadores ao final daquele Brasileirão, mas pesou na avaliação de alguns jogadores. Gilberto, Ygor e Alan Patrick saíram em baixa da goleada.

Dida, que já recebia tímida contestação, perdeu espaço de vez. Rafael Moura, que à época era artilheiro do time, ganhou pontos por ser o único a topar vestir luvas e terminar o jogo como goleiro.

Até a futura saída de Abel Braga do Internacional passou pelo placar histórico em Chapecó. Os dirigentes da época foram pressionados a demitir o treinador, mas acabaram indo no sentido contrário. Deram respaldo a Abel e alinharam naqueles dias que o nome dele seria mantido em caso de vitória nas eleições de dezembro.

A aproximação do técnico com Marcelo Medeiros, então vice de futebol, fez Vitorio Piffero reforçar sua busca por Tite. Vencedor do pleito realizado semanas depois, Piffero ficou sem Tite e se inviabilizou com Abel Braga. Acabou achando a solução ao contratar o uruguaio Diego Aguirre.

Juan, então titular absoluto, sentiu uma lesão e não voltou para o segundo tempo. De fora, assistiu o placar inchar e começou no estádio o tratamento de uma lesão que o tirou o início de 2015. Curiosamente, Chapecó agora significa um recomeço no time titular ao zagueiro. Apesar das novas chances na equipe, ele já tem acordo com o Flamengo para o ano que vem. O Inter, com suas testemunhas em campo, quer também melhorar as coisas para 2016. E 'exorcizar' um fantasma que incomoda por cinco.

FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X INTERNACIONAL

Data e hora: 19/11/2015, às 19h30 (Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Bruno Cesar Chaves Vieira (ambos do PE)

CHAPECOENSE: Nivaldo; Apodi, Vilson, Thiego e Dener; Bruno Silva, Cleber Santana, Camilo e Maranhão; Ananias, Túlio de Melo
Técnico: Guto Ferreira

INTERNACIONAL: Alisson; William, Paulão, Juan e Ernando; Nico Freitas, Rodrigo Dourado, Anderson e D’Alessandro; Vitinho e Lisandro López
Técnico: Argel Fucks