Topo

Rivalidade? Atlético já ajudou Cruzeiro anteriormente e pode repetir a ação

Uma vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo, nesta quinta-feira, pode ajudar o Cruzeiro a chegar ao G-4 - Getty Images
Uma vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo, nesta quinta-feira, pode ajudar o Cruzeiro a chegar ao G-4 Imagem: Getty Images

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

19/11/2015 16h28

Vencer e ajudar o arquirrival a alcançar o seu objetivo? Para o torcedor que frequenta as arquibancadas (e cadeiras) dos principais estádios do Brasil, esta é uma situação quase impensável. Entretanto, os atletas que estão em campo pensam de forma distinta.

O Atlético-MG, hoje, pode fomentar o sonho do Cruzeiro de chegar ao G-4 do Campeonato Brasileiro. Uma vitória sobre o São Paulo, às 22h, no Morumbi, faz com que o seu principal oponente se aproxime de uma vaga na edição seguinte da Copa Libertadores da América.

A situação pode parecer controversa e gerar polêmica entre atleticanos e cruzeirenses. Contudo, a história recente dos clubes mostra que a rivalidade fica em segundo plano nestas situações.

O caso mais emblemático ocorreu em 2007. À época, o Cruzeiro, comandado por Dorival Júnior, almejava uma vaga entre os cinco primeiros e necessitava de um triunfo sobre o América-RN na 38ª rodada do Brasileirão – o que aconteceu por um placar de 2 a 0. Requeria também a vitória do arquirrival sobre o Palmeiras em pleno estádio Palestra Itália, o que ocorreu: 3 a 1.

No ano seguinte – 2008 –, o atual bicampeão nacional voltou a contar com o auxílio de seu maior oponente em uma disputa. Na luta por uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro não dependia estritamente de um resultado do arquirrival, mas o Atlético contribuiu da mesma forma. A vitória sobre o Flamengo, por 3 a 0, em pleno Maracanã, foi uma boa ajuda do time comandado por Marcelo Oliveira naquela ocasião. Não é à toa que os cariocas se ausentaram do grupo, enquanto o clube da Toca da Raposa faturou a terceira colocação.

Em 2010, na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético venceu o Corinthians por 2 a 1 na Arena do Jacaré. O time de São Paulo lutava pelo título com Cruzeiro e Fluminense à época. O triunfo no estádio de Sete Lagoas impediu, inclusive, que o Timão, comandado por Adilson Baptista naquele compromisso, alcançasse o troféu no fim do ano.

Nesta quinta-feira, portanto, por mais que os cruzeirenses evitem torcer pelo arquirrival, uma vitória do Atlético-MG será mais do que bem-vinda na Toca da Raposa II, já que pode contribuir para que o Cruzeiro chegue à próxima edição da Copa Libertadores da América.