Topo

Árbitro relata em súmula copo atirado por torcida do Vasco em São Januário

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/11/2015 17h56

Além de estar em situação delicadíssima no Campeonato Brasileiro, o Vasco ainda pode ter prejuízos extracampo após o empate em 1 a 1 com o Corinhtians nesta quinta-feira. O árbitro da partida, Anderson Daronco, relatou em súmula que um suposto copo de água foi atirado pela torcida cruzmaltina em direção ao trio de arbitragem. Com este relato, o clube pode ser denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que pune com multa e perda de um a dez mandos de campo a equipe que “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetos no campo”.

Na súmula, disponível no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Daronco descreve da seguinte maneira o incidente:

"Após o término do primeiro tempo da partida, quando a equipe de arbitragem se dirigia em direção ao acesso do túnel de entrada dos vestiários, presenciamos o arremesso de um copo plástico contendo um líquido não identificado, na direção dos árbitros, oriundo do setor de arquibancada destinado a torcida da equipe do Vasco, não tendo atingido qualquer pessoa".

Esta foi a primeira partida do Vasco em São Januário após quatro meses sem jogos no estádio. Embora todo um clima de tensão tenha ocorrido para o duelo, em função da importância do confronto e do histórico de conflitos entre as torcidas, nenhum registro de violência foi feito por parte das autoridades.

Neste domingo, às 17h, na Arena Joinville, o Vasco visita o Joinville e precisa desesperadamente da vitória. Em caso de derrota e vitórias de Avaí e Figueirense, o Cruzmaltino estará rebaixado para a Série B.