Topo

Caos defensivo no Atlético-MG. Defesa é a oitava mais vazada do Brasileiro

Do UOL, em Belo Horizonte

20/11/2015 12h00

Apesar de o Atlético-MG ocupar a segunda colocação do Campeonato Brasileiro e ter brigado pelo título até a 35ª rodada, a defesa alvinegra tem rendimento de equipe rebaixada. Com 43 gols sofridos, somente cinco times levaram menos gols do que o time mineiro. Número que chama ainda mais atenção numa rápida comparação com o Corinthians. O campeão foi vazado somente em 27 oportunidades.

Contra o São Paulo, na décima derrota na competição, o Atlético sofreu quatro gols em 22 minutos. Aliás, uma marca que há muito não se via diante da equipe alvinegra. Se nos primeiros 199 jogos pelo clube o goleiro Victor não havia sofrido quatro gols numa mesma partida, ele passou por essa situação três vezes nas últimas dez rodadas.

Além do São Paulo, o Santos e o Sport também fizeram quatro gols no Atlético durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Desempenho que complicou ainda mais a disputa com o Corinthians pelo título brasileiro. Para Victor, a derrota no Morumbi aconteceu por falta de entendimento da equipe, que não percebeu a mudança do São Paulo no decorrer do jogo.

“O São Paulo se atirou, propôs o jogo ofensivo e não conseguimos entender essa proposta dele. Acabamos dando muito espaço. O Rogério entrou bem, faltou entender isso e dar apoio ao Marcos Rocha ali na direita, que ficou sozinho e numa ficou uma situação difícil. No final achei que o time também cansou um pouco”.

Com rendimento defensivo pior do que o Atlético neste Brasileiro somente Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Figueirense, Avaí, Goiás e Vasco. Até mesmo dois times que estão dentro da zona do rebaixamento sofreram menos gols do que o Atlético, casos de Coritiba (42) e Joinville (41).

Números que fazem até o técnico Levir Culpi concordar que a postura defensiva não foi das melhores neste Brasileirão. Para o treinador atleticano, a equipe precisa ser um pouco mais equilibrada na temporada 2016.

“Na verdade, não temos um time completamente ajustado. O time, sinceramente, tem que ficar mais ajustado na parte defensiva. Foram poucos jogos com números altos, mas ainda assim mostra algum descontrole do sistema defensivo. Tem que ser mais equilibrado e vai ser mais equilibrado. Temos um bom time, não é um timaço, pois tem falhas no sistema defensivo e também no ataque”.