Topo

Tite deveria ser o técnico da seleção brasileira? Blogueiros opinam

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/11/2015 06h00

Os blogueiros do UOL não têm muita dúvida: Tite deveria ser o técnico da seleção brasileira. Questionados sobre o assunto, eles apontaram o comandante do Corinthians como o mais qualificado para ocupar a vaga que hoje pertence a Dunga.

Luciano Borges e Julio Gomes, no entanto, ressaltam a dificuldade que Tite poderia vir a ter sem o tempo necessário de trabalho, já que a seleção se reúne muito menos vezes do que um clube normal.

Confira as opiniões de cada blogueiro:

LUCIANO BORGES

Deveria ter sido, quando a dupla Marin/Del Nero derrubou Mano Menezes e apostou na solução fácil de colocar dois técnicos campeões do mundo (Scolari/Parreira). E é o técnico mais qualificado da atualidade para dirigir e, mais, montar uma seleção brasileira compacta, que não precise necessariamente de gênios em todas as posições. Os tempos não estão para isso. Mas vale lembrar que o trabalho feito no Corinthians este ano teve um fator que, na seleção brasileira, é uma miragem: tempo para treinar e sequência de trabalho.

LUIS AUGUSTO SIMON, O MENON

1) O técnico da seleção devia ser Guardiola, Sampaoli ou alguém do mesmo estilo, que acredita em bom passe, deslocamento, troca de posições, dribles, enfim, todo o arsenal que sempre marcou o futebol brasileiro.

2) Se não for possível, Tite é a melhor opção. Por dois motivos:

a) Dunga sairá

b) Conseguirá montar um time pragmático, bem organizado e vencedor. O time terá um esquema definido e não será organizado a partir do empirismo de tentativas seguidas e nem sempre bem sucedidas. Com Tite, o Brasil se classifica sem sustos

JUCA KFOURI

Não! Porque está muito bem onde está.

RICARDO PERRONE

Sim, por ser o melhor treinador brasileiro na atualidade. Mas na seleção teria um desafio diferente, pois a rotatividade de jogadores naturalmente é maior do que em um clube. Em tese, isso dificulta o trabalho de dar padrão tático ao time, justamente um de seus pontos mais fortes.

PAULO VINICIUS COELHO, O PVC

Sim. Para mostrar que o mérito leva ao posto mais alto. É parte da reforma de imagem que a seleção precisa.

RODRIGO MATTOS

Tite é o melhor treinador brasileiro em atividade. Em sua nova passagem pelo Corinthians, conseguiu imprimir um estilo de jogo com o time compacto, aliado ao toque de bola eficiente e à agressividade. Uma evolução em relação ao time campeão da Libertadores que tinha na ocupação de espaço e na consistência seus trunfos. Entre os brasileiros, seria a escolha óbvia para a seleção. Melhor que ele só se fossem buscar entre os estrangeiros.

VITOR BIRNER

Minha opinião, desde quando Mano ocupou o cargo, é que merece a oportunidade. Dos treinadores nascidos aqui foi quem, nessa década, montou os times mais consistentes. Se envolve muito com a preparação, não se acomoda com o que sabe e quer melhorar, é competitivo e tem o respaldo dos jogadores. 

A questão é saber se consegue fazer o mesmo na seleção, pois não tem a possibilidade de conviver diariamente com o elenco, o que dificulta, por exemplo, a manutenção da excelente leitura de como escalar e mexer na equipe, e de saber, com precisão, em qual momento fazer isso.  

JULIO GOMES

Tite é, sem dúvida, o melhor treinador brasileiro. Suas melhores características não necessariamente são notadas no campo, com grandes brilhantismos estratégicos. E, sim, pelo trabalho com o grupo de jogadores, o dia-a-dia. Talvez a natureza da seleção, com encontros esporádicos e uma cobrança irracional em cima de quem joga e de resultados, atrapalhasse. Mas aí caberia a ele solucionar tais problemas. Hoje, parece ser o mais capacitado para isso.