Topo

Palmeiras tem três desafios. O maior é evitar marca negativa antes de final

Palmeiras terá desafios pela frente na partida contra o Cruzeiro, neste sábado - Cesar Greco/Agência Palmeiras
Palmeiras terá desafios pela frente na partida contra o Cruzeiro, neste sábado Imagem: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

21/11/2015 06h00

O Palmeiras volta a campo na noite deste sábado, no Allianz Parque, contra o Cruzeiro, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto antecede a primeira final da Copa do Brasil, diante do Santos, e traz à tona três desafios para o time do técnico Marcelo Oliveira.

O primeiro deles está ligado à sequência sem vitórias da equipe alviverde na temporada 2015. Se não conquistar os três pontos contra o Cruzeiro, o Palmeiras chegará a quatro jogos de jejum, um recorde negativo nesse ano.

A equipe já esteve nessa situação em quatro ocasiões durante a temporada, mas obteve a vitória na partida seguinte: contra Sampaio Corrêa (5 a 1), Corinthians (2 a 0), Flamengo (4 a 2) e Figueirense (2 a 0). Nas duas primeiras, o time ainda era treinado por Oswaldo de Oliveira. Nas últimas, Marcelo Oliveira já havia assumido o cargo.

O Palmeiras terá outra tarefa complicada pela frente: colocar fim à vulnerabilidade da defesa. O time sofreu gols nos últimos 14 jogos — o último confronto em que a linha defensiva passou ilesa foi no dia 12 de setembro, na vitória por 2 a 0 sobre o Figueirense, na 25ª rodada do Brasileirão.

O clube paulista não passava por uma fase similar há nove anos, desde a temporada 2006, entre as rodadas 20 e 34 do Campeonato Brasileiro. Naquela oportunidade, o time sofreu 29 gols em 14 jogos, contra 26 nos últimos 14 confrontos.

A dificuldade em não tomar gols é comum na atual temporada. Antes da partida contra o Figueirense, o Palmeiras havia sofrido gols em 12 partidas consecutivas, já com Marcelo Oliveira no comando. Nesta sexta-feira, o treinador admitiu a fase ruim e prometeu mudanças para a final da Copa do Brasil.

"Não levar gols é determinante sempre. É preciso estar muito atento a cada jogo. Precisamos atacar e evitar que o Santos exerça sua melhor função (o ataque)", afirmou o treinador, que irá escalar um time misto, com apenas dois titulares (o goleiro Fernando Prass e o volante Arouca).

Adversário em alta

Além disso, o Palmeiras terá de superar a boa fase do Cruzeiro. O time mineiro defende uma invencibilidade de 11 partidas sem perder no Brasileirão, superior, inclusive, à do Corinthians (nove partidas).

A equipe do técnico Mano Menezes tem a quarta melhor campanha do returno, com 29 pontos em 16 jogos, atrás apenas de Atlético-MG, Santos e Corinthians. O time, no primeiro turno, sob o comando de Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo, ficou na 14ª posição, com 22 pontos em 19 partidas.

O Palmeiras praticamente deu adeus às chances de chegar ao G-4. Na décima colocação, a equipe alviverde está a sete pontos do São Paulo, o primeiro time da zona da Libertadores. Já o Cruzeiro soma 51 pontos, a cinco do time tricolor.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CRUZEIRO
Data: 21/11/2015
Horário: 19h30 (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (36ª rodada)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (ambos de GO)
PALMEIRAS: Fernando Prass, João Pedro, Nathan e Leandro Almeida e Egídio; Thiago Santos, Arouca, Allione, Kelvin e Mouche; Cristaldo. Técnico: Marcelo Oliveira
CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique, Willians, Ariel, Arrascaeta e Marcos Vinícius; Willian. Técnico: Mano Menezes.