Topo

Atlético-MG promete não se abater para evitar decisão em Porto Alegre

No primeiro turno o Atlético-MG ainda era o líder do Brasileiro e empatou sem gols com o Goiás - ANDRÉ COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO
No primeiro turno o Atlético-MG ainda era o líder do Brasileiro e empatou sem gols com o Goiás Imagem: ANDRÉ COSTA/ESTADÃO CONTEÚDO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

21/11/2015 06h00

A conquista do Campeonato Brasileiro pelo Corinthians não abateu o Atlético-MG. Pelo menos é o que garantem os próprios jogadores. Embora a confirmação do título corintiano tenha acontecido apenas na 35ª rodada, desde que perdeu o confronto direto, no começo de novembro, os atleticanos mudaram o foco dentro da competição. Com 11 pontos de distância para o Corinthians, a meta do Atlético passou a ser o vice-campeonato nacional.

E isso pode acontecer já neste domingo, diante do Goiás. Embora dependa apenas de seus resultados para confirmar o segundo vice nas quatro últimas edições do Brasileirão, o Atlético depende de uma derrota do Grêmio, para o Internacional, para fechar a 36ª rodada garantido como a segunda melhor equipe do campeonato.

Mesmo que não confirme o vice-campeonato neste domingo, caso o Inter não seja o vencedor do Gre-Nal, vencer o Goiás tira o peso da partida entre Atlético e Grêmio, marcada para a rodada seguinte, em Porto Alegre. Em caso de triunfo sobre a equipe goiana, o Atlético poderá até perder para o Grêmio e mesmo assim disputará a última rodada precisando apenas do próprio resultado diante da Chapecoense para confirmar a segunda colocação.

“A equipe não pode e nem deve se abater. Temos três jogos para terminar o Brasileirão e nosso objetivo é terminar na segunda colocação. Por tudo o que fizemos durante a competição, é o mínimo que podemos conseguir”, disse o goleiro Victor, que ainda não projeta o duelo com o Grêmio.

“Vamos pensar no Goiás, nosso adversário no domingo. Temos que fazer tudo para vencer, pois eles estão numa situação complicada. O Grêmio ainda tem o Gre-Nal, um jogo em que tudo pode acontecer”, disse o camisa 1 do Atlético, que sabe muito bem como é disputar o maior classifico do futebol gaúcho, já que defendeu o Grêmio por quase cinco anos.

Com três pontos de vantagem sobre o Grêmio e duas vitórias a mais, o Atlético está muito próximo do vice-campeonato. Duas vitórias, independentemente dos adversários, são suficientes. Considerando que dois dos próximos três jogos são no Independência, contra Goiás e Chapecoense, as chances alvinegras são bem reais.

Mas Victor faz questão de pregar respeito aos adversários e lembra que a competição é cheia de surpresas. O próprio Atlético acabou perdendo pontos importantes durante a caminhada, para Joinville e Atlético-PR, por exemplo, o que faz o goleiro do Atlético pedir uma atenção especial diante do Goiás.

“Tem que fazer por merecer. Futebol é dentro de campo, são 11 contra 11. E no futebol brasileiro tem muitos resultados surpreendentes. Temos que fazer o possível para evitar as surpresas nas rodadas finais”.