Topo

Em clima melancólico, Fla encara Ponte Preta de olho nas mudanças para 2016

Oswaldo de Oliveira vive situação delicada no fim de temporada pelo Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Oswaldo de Oliveira vive situação delicada no fim de temporada pelo Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/11/2015 06h00

O ano do Flamengo terminou. É assim que dirigentes, comissão técnica e jogadores pensam. Neste domingo (22), o time encara a Ponte Preta, às 18h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, e já pensa nas mudanças para 2016.

Será o primeiro dos três jogos antes das férias e das substituições previstas para a próxima temporada. A primeira delas deve envolver o técnico Oswaldo de Oliveira. A permanência na Gávea é considerada improvável e o alvo de boa parte da diretoria é Muricy Ramalho.

Quatro jogadores preparam-se para deixar o clube. Ayrton, Marcelo, Almir e Armero terão os contratos encerrados e estão fora dos planos. Everton tem negociações avançadas com o Tianjin Songjiang, da China, e Paulinho é outro jogador que os dirigentes desejam colocar na barca.

Alan Patrick tem chances de ficar e Pará segue na Gávea por força do acordo envolvendo uma dívida antiga com o Grêmio. Negociar Marcelo Cirino não está descartado e o Flamengo estuda propostas junto com um grupo de investidores.

Se as saídas se desenham, o Rubro-negro já dá como certa a chegada do experiente zagueiro Juan. Ele vai liderar o sistema defensivo e provavelmente será o primeiro reforço anunciado para 2016. Enquanto isso, a melancolia toma conta do Flamengo em um fim de ano bem diferente do sonhado pela torcida.