Topo

Grêmio vê Libertadores ser adiada e alerta para 'relaxamento' na reta final

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/11/2015 06h00

Perder para o Internacional já seria duro o suficiente por se tratar de um clássico. Mas ficou ainda mais pesado para o Grêmio porque adiou a classificação de forma matemática para a próxima Libertadores. Ainda muito otimista pela condição privilegiada na tabela, o Tricolor alerta para o relaxamento natural de quem está prestes a encerrar a temporada. 

A luta pelo vice-campeonato não motiva tanto o grupo. E mesmo podendo aproximar-se mais do Atlético-MG, o que aconteceu em campo contra o Internacional foi que o oponente esteve com muito mais empenho do que o Grêmio. 
 
"É verdade que talvez por já estarmos praticamente classificados possa ter acontecido um relaxamento natural e involuntário. Mas sigo achando que estamos muito perto de conquistar esta classificação", disse o vice de futebol Cesar Pacheco. 
 
A oscilação é evidente. Dos últimos seis jogos, o time gaúcho venceu apenas dois. Mas ainda assim está prestes a confirmar a classificação. Com seis pontos de diferença em relação aos que estão fora da linha de vaga, o Tricolor possui duas vitórias a mais e um saldo de gols que tranquiliza em relação aos critérios de desempate. 
 
"Uma coisa é resultado, outra é atuação. O fato de a gente em um momento lá atrás ter conseguido grandes jogos junto com grandes resultados, nos deixou satisfeitos. Mas a gente sabia que no campeonato se oscila. Com exceção ao Corinthians, todos oscilaram. A gente não imaginava que iria manter o padrão, a eficiência, a vitória. Por vezes se atua bem e a vitória não vem. Mas o fato é que o Brasileiro é muito difícil. O fato da gente não ter conseguido evoluir, se justifica nos adversários. Temos que solucionar isso", explicou Roger Machado. 
 
Contra o Atlético-MG, o jogo pode valer aproximação do vice-campeonato. Mas ainda sonhar com o segundo lugar parece distante. São quatro pontos de desvantagem atualmente. Seria necessário vencer os mineiros e contar com novo tropeço deles na última rodada. Mas um ponto vale a vaga matemática, adiada neste domingo.