Topo

Grupo com Damião e Júlio Baptista tem situação indefinida no Cruzeiro

Leandro Damião ainda não sabe se vai renovar contrato com o Cruzeiro - AFP PHOTO / Douglas MAGNO
Leandro Damião ainda não sabe se vai renovar contrato com o Cruzeiro Imagem: AFP PHOTO / Douglas MAGNO

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

24/11/2015 06h00

Bem mais distante do G-4 com o empate diante do Palmeiras, no Allianz Parque, por 1 a 1, no sábado passado, o Cruzeiro intensifica o foco em 2016. A diretoria se programa para a renovação e contratações de atletas. Em sigilo, o clube trabalha no intuito de manter os bons nomes e deixar com que aqueles que têm menos prestígio com o técnico Mano Menezes deixem a Toca da Raposa II para seguirem outros rumos.

Quatro atletas, em especial, têm situação complexa neste momento: o lateral direito Ceará, o volante Charles, o meia-atacante Júlio Baptista e o centroavante Leandro Damião. Este quarteto tem vínculo com o clube somente até dezembro e ainda não acertou a permanência. Alguns até já se pronunciaram com o intuito de seguir na agremiação, outros já sabem que o futuro será bem longe da capital mineira.

O UOL Esporte lista a situação de cada atleta e explica a intenção da diretoria, mesmo que ela não seja conhecida por muitos. Confira:

Ceará

O lateral direito de 35 anos não esconde de ninguém que o seu intuito é permanecer no Cruzeiro pelo menos até o fim de 2016. Em sua última entrevista, ele chegou a falar sobre a possibilidade de disputar uma edição do Mundial de Clubes pelo time em que faturou o bicampeonato brasileiro. O experiente jogador aguarda uma manifestação da diretoria em relação a uma conversa com o seu empresário, Thiago Taveira. E dentre os atletas que estão em fim de compromisso, ele é o predileto para seguir na Toca da Raposa II.

Charles

O volante chegou a conversar a possibilidade de uma renovação contratual. Ele voltou a participar da equipe depois de um ano afastado e, embora tenha conquistado espaço com Marcelo Oliveira e Vanderlei Luxemburgo, perdeu com Mano Menezes. A sua permanência ainda é uma incógnita. Recentemente, o seu empresário revelou que aguarda um contato da diretoria para iniciar as negociações. A cúpula, porém, não tende estender o seu contrato.

Júlio Baptista

O meia-atacante chegou ao clube como o grande reforço da temporada 2013. Entretanto, nunca convenceu comissão técnica (seja de Marcelo Oliveira ou Mano Menezes) e tampouco diretoria. Embora tenha renovado o seu contrato em julho passado, o antigo camisa 10 do clube nem sequer figura entre os prováveis atletas que renovarão. O próprio empresário do jogador revelou, em entrevista recente ao UOL Esporte, que a sua saída da Toca da Raposa II é praticamente certa. A diretoria também não planeja estender o vínculo.

Leandro Damião

Um fato atrapalha a sequência de Leandro Damião na Toca da Raposa II. O atacante que marcou 18 gols e é o maior artilheiro do time na atual temporada tem um imbróglio contratual com o Santos, detentor de seus direitos econômicos, e a situação depende de um parecer favorável da Justiça do Trabalho. Outro ponto que atrapalha a renovação do camisa 9 é o fato de ele contar com o interesse de clubes da Europa, como o Olympique de Marselha, da França.