Topo

Inter faz pacto, blinda elenco e adia 'tema 2016' para chegar ao G-4

Lisandro já tem acerto com o Racing, mas Inter ainda não confirma saída - Jeremias Wernek/UOL
Lisandro já tem acerto com o Racing, mas Inter ainda não confirma saída Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/11/2015 06h00

O Internacional já tem definições sobre a próxima temporada, mas por conta da luta no Brasileirão não vai falar sobre elas. Em uma espécie de pacto com o grupo de jogadores, o clube decidiu protelar anúncios de saída e chegadas. Também congelou tratativas que estavam sendo encaminhadas. Tudo para mobilizar a equipe nas últimas duas partidas de 2015.

Alguns casos são óbvios, mas ainda na estão confirmados de forma oficial. Dida, Juan e Lisandro López não renovarão. Léo, Wellington e Nico Freitas também não irão ampliar seus empréstimos. Para a cúpula, não se expressar publicamente sobre as negociações é uma forma de respeitar o elenco na reta final do campeonato.

Neste sentido também foi empregada uma medida: restringir o contato dos atletas junto aos jornalistas. Nenhuma entrevista exclusiva ou de cunho especial será autorizada até o final do Campeonato Brasileiro. A prática era rotina somente antes de Gre-Nal ou decisão. Agora, visa evitar exposição e temas ligados ao futuro.

“Combinamos de não falar sobre estas questões antes do final do Brasileirão. Existe um acerto para que a gente trate de tudo isto depois. O caso do Vitinho, por já estar muito bem encaminhado, foge da regra”, afirmou Carlos Pellegrini, vice de futebol do Inter, à Rádio Guaíba.

A exceção citada envolve Vitinho e o CSKA. O time russo se mostrou favorável a renovar o empréstimo do atacante, artilheiro do Inter no Brasileirão. Em contrapartida, exige renovação do vínculo por mais uma temporada e novo pagamento. O Colorado aguarda a resposta oficial para anunciar a extensão do contrato.

A principal indefinição no Inter gira em torno das vendas. Se ajustando financeiramente, após um ano onde atrasou vencimentos aos jogadores e lutou para manter as contas em dia nos demais setores, o Colorado não esconde que terá de negociar alguém. O goleiro Alisson e o volante Rodrigo Dourado são os alvos mais prováveis.

Também é preciso definir a situação de Rafael Moura, que tem contrato até metade de 2016. Além, claro, de confirmar os acertos com Fabinho e Fernando Bob, atualmente no Figueirense e Ponte Preta, respectivamente. Depois de jogar contra Fluminense e Cruzeiro, sabendo se estará ou não na Copa Libertadores, o Internacional deve acelerar sua procura por mais um zagueiro, lateral e principalmente: atacante. Até lá, o pacto está de pé.