Topo

Atlético-MG terá interino após sete anos. Você lembra quem foi o último?

Sem Levir, Atlético usará um interino. O último deles foi Marcelo Oliveira, em 2008 - Bruno Cantini/Atlético-MG
Sem Levir, Atlético usará um interino. O último deles foi Marcelo Oliveira, em 2008 Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

28/11/2015 06h00

A saída de Levir Culpi do Atlético-MG deixou o Corinthians como único time a não trocar de técnico neste Brasileirão. Após 113 jogos, 61 vitórias, 22 empates e 30 derrotas, Levir encerrou sua quarta passagem pelo lado alvinegro de Minas Gerais. Na conversa que decretou o fim do seu vínculo, o treinador preferiu também adiantar sua saída e deixar o cargo antes mesmo de terminar o campeonato. Desta forma, o clube mineiro contará com o interino Diogo Giacomini (atual treinador do time júnior) nas rodadas finais, diante do Grêmio e Chapecoense, algo que não acontece desde 2008, na época, com Geninho e Marcelo Oliveira.

“Foi uma decisão do Levir de não treinar o time nessas duas partidas, temos que respeitar. Ele tem o planejamento da carreira dele e vamos com o Diogo Giacomini, que já mostrou ser profissional e vai viajar para o Rio Grande do Sul, porque é muito importante garantir o vice-campeonato”, comentou o presidente Daniel Nepomuceno.

A segunda e última passagem de Geninho pelo Atlético aconteceu na temporada 2008 e não durou mais que quatro meses. No ano do centenário, o treinador não resistiu ao vice-campeonato mineiro (com direito a goleada do rival) e à saída precoce da Copa do Brasil. A derrota por 2 a 0 e a eliminação para o Botafogo no torneio mata-mata foi determinante para sua demissão. Quem assumiu foi Marcelo Oliveira, hoje treinador do Palmeiras e a época técnico dos juniores.

Quatro dias depois de perder Geninho, o Atlético voltou ao campo de jogo para visitar o Goiás. No Serra Dourada, Marcelo Oliveira viu seus jogadores empatarem por 1 a 1. Aquele foi o último ano que Marcelo assumiu o clube como interino. Seus trabalhos seguintes seriam todos como treinador fixo na categoria profissional dos clubes. Somente uma semana depois, Alexandre Gallo seria oficializado como novo comandante, permanecendo na função por apenas dois meses (14 jogos, sendo quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas). Deste então, o Atlético nunca precisou contar com um interino antes de definir seu futuro treinador.

Diogo Giacomini assumiu como treinador dos juniores do Atlético em maio deste ano, substituindo Rogério Micale, que deixou o cargo para dirigir a Seleção Brasileira sub-20. Esta é a segunda passagem de Giacomini pela equipe. De 2007 a 2013, ele conquistou oito títulos com a categoria juvenil. Antes de voltar, Diogo ainda ganhou destaque nos juniores do Palmeiras, chegando à semifinal da Copa São Paulo, e ainda trabalhou por dois meses no juvenil do Cruzeiro.