Topo

Cruzeiro quer modelo de Barça e Bayern para brigar por títulos em 2016

Thiago Scuro, diretor de futebol do Cruzeiro, vislumbra títulos na próxima temporada - Wahington Alves/Light Press
Thiago Scuro, diretor de futebol do Cruzeiro, vislumbra títulos na próxima temporada Imagem: Wahington Alves/Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

28/11/2015 06h00

O torcedor do Cruzeiro pode voltar a se acostumar com a luta por títulos. Pelo menos é isso que garante o diretor de futebol Thiago Scuro. O dirigente se reuniu com a imprensa e explicou o que pretende realizar na Toca da Raposa II com foco em 2016. O desejo é utilizar metodologias de trabalho semelhantes às de Barcelona e Bayern de Munique na promoção de jovens das categorias de base para o elenco profissional. Apesar de dizer que os dois times europeus não são "espelhos", a intenção é adaptar algumas filosofias já realizadas por espanhóis e alemães.

(Bayern e Barça) Não são um espelho. Estamos observando quais práticas são bem-sucedidas e tentando adaptá-las ao futebol brasileiro, estamos trabalhando com o que temos de mais atual e eficiente para criar o modelo do Cruzeiro que o sustente em alto nível por muitos e muitos anos”, comentou.

Embora os clubes europeus sejam citados e costumem adotar estratégias no longo prazo, não é o que o Cruzeiro focará para a temporada que se aproxima. Com o intuito de realizar poucas contratações, Thiago Scuro mira a reorganização do plantel para o trabalho com Mano Menezes.

“Estamos num momento de focar no curto prazo, mas é óbvio que será importante começar a observar que tipo de reorganização o elenco precisará sofrer. Estamos prevendo poucas contratações, de atletas com perfil que estão sendo estabelecidos por nós, para trabalhar com número adequado de jogadores à filosofia do treinador. Tendo espaço para Toca I vivenciar o profissional e serem preparados para o futuro e sempre buscando vitórias”, revelou.

O dirigente ainda prometeu lutar por títulos na próxima temporada, o que não ocorreu na atual temporada: “Pelo elenco que tem, pelas pessoas que temos aqui, o trabalho está sendo feito para que o Cruzeiro esteja brigando por títulos em qualquer competição em 2016”, concluiu.