Topo

Ameaçado de novo, Vasco já caiu até com Edmundo. Relembre times das quedas

Rafael Andrade/Folhapress
Imagem: Rafael Andrade/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 11h00

O Vasco de Edmundo caiu em 2008. O da então promessa Thalles, em 2013. E o de Nenê, caso não vença o Santos, poderá confirmar o terceiro rebaixamento da história do clube, neste domingo (27). Você se lembra dos times das quedas do cruz-maltino ou acha que só tinha perna de pau em campo? Um dos maiores artilheiros das ligas europeias desta temporada estava em um deles...

A equipe de 2008, comandada na reta final por Renato Gaúcho, carimbou a ida à Série B com derrota por 2 a 0 para o Vitória, em casa. Edmundo, ídolo vascaíno, e Leandro Amaral, que voltou a São Januário após batalha judicial, formavam dupla de ataque. Odvan era titular na zaga. Alex Teixeira, do Shakhtar Donetsk (UCR), era o dono da armação.

Teixeira, vale dizer, soma 23 gols em 23 partidas na temporada e, aos 25 anos, é desejado por gigantes da Europa – nesta semana, confessou ter propostas de Juventus e Chelsea.

Rafael; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Odvan e Johnny (Leandro Bomfim); Jonílson, Mateus (Faiolli), Madson e Alex Teixeira; Leandro Amaral e Edmundo. Foi esse o time que encarou o Vitória, em 7 de dezembro de 2008. 

O Vasco voltou à elite em 2010, mas caiu novamente, três anos mais tarde – e com time menos estrelado. Fágner, campeão brasileiro pelo Corinthians em 2015, era o lateral direito da equipe de Adílson Batista. Um dos zagueiros era o experiente Cris. Bernardo, meio-campista, estava no elenco, que também tinha Thalles, então com 18 anos, como promessa.

Esse time perdeu por 5 a 1 para o Atlético-PR, na Arena Joinville, no jogo da queda. Foi escalado da seguinte maneira: Alessandro; Fágner, Renato Silva, Cris e Yotún; Abuda, Wendel (Bernardo), Pedro Ken e Marlone (Tenorio); Thalles (Reginaldo) e Edmílson.

Outra vez ameaçado, o Vasco ocupa a antepenúltima colocação da edição de 2015 do Campeonato Brasileiro. Com 37 pontos, está a três do primeiro clube fora da zona da degola, o Coritiba. Uma derrota para o Santos, às 17h do domingo, pode selar o destino da equipe carioca, desde que o Coxa bata o Palmeiras, em São Paulo.

A base do time de Jorginho é a seguinte: Martín Silva; Madson, Rodrigo, Luan e Júlio César; Serginho, Diguinho, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Julio dos Santos.

VASCO 0 x 2 VITÓRIA

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 7/12/2008

VASCO: Rafael, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Odvan e Johnny (Leandro Bomfim); Jonílson, Mateus (Faiolli), Madson e Alex Teixeira; Leandro Amaral e Edmundo. Técnico: Renato Gaúcho.

VITÓRIA: Gléguer, Wallace, Leonardo Silva, Marcelo Batatais e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willians (Ricardinho) e Jackson (Kleiton Domingues); Leandro Domingues e Marquinhos (Adriano). Técnico: Vágner Mancini.

GOLS: Leandro Domingues e Adriano (VIT).

ATLÉTICO-PR 5 x 1 VASCO

Estádio: Arena Joinville, em Joinville (SC)

Data: 08/12/2013

Gols: Manoel, Ederson (3x) e Marcelo (ATL-PR); Edmílson (VAS)

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Maranhão (Juninho); Deivid, João Paulo, Paulo Baier (Zezinho) e Everton; Marcelo (Felipe) e Ederson. Técnico: Vagner Mancini

VASCO: Alessandro, Fagner, Renato Silva, Cris e Yotún; Abuda, Wendel (Bernardo), Pedro Ken e Marlone (Tenorio); Thalles (Reginaldo) e Edmílson. Técnico: Adílson Batista