Topo

Cruzeiro precisa de 41 mil no Mineirão para sonhar com melhor média de MG

Cruzeiro espera presença maciça de sua torcida em mais um jogo da equipe no Mineirão - Wahington Alves/Light Press
Cruzeiro espera presença maciça de sua torcida em mais um jogo da equipe no Mineirão Imagem: Wahington Alves/Light Press

Do UOL, em Belo Horizonte

29/11/2015 06h00

O Cruzeiro entra em campo, neste domingo, diante do Joinville, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e se despede do Mineirão em 2015. Mesmo que não tenha ambições na competição, a torcida é quem pode colaborar com um feito importante. O clube tem condições de superar o arquirrival Atlético-MG na média de público e se tornar o time de Minas Gerais com maior presença nesta edição do torneio.

Para que possa sonhar com esta meta, é preciso garantir pelo menos 41 mil torcedores no Gigante da Pampulha, o que está longe de acontecer se a previsão feita pela própria diretoria for levada em consideração. A agremiação nem sequer divulgou o número de entradas comercializadas na antevéspera do confronto devido ao baixo número de interessados, conforme informado pelo gerente administrativo Fernando Souza.

Nesse sábado, porém, foi informado que pouco mais de 20 mil torcedores adquiriram bilhetes, incluindo os membros das categorias de Sócio do Futebol, programa de sócio-torcedor do clube, que têm direito à entrada apenas com o pagamento da mensalidade.

O cálculo para superar a média de público do principal oponente é simples. Se, em seu último compromisso na condição de mandante nesta temporada, no próximo domingo, diante da Chapecoense, no Mineirão, o até então vice-líder do Brasileirão mantiver a sua média – 22.914 torcedores por jogo –, o clube contabilizará 435.366 torcedores.

O Cruzeiro soma 21.917 pagantes por jogo em seus domínios no Campeonato Brasileiro. Para que tenha uma média de público superior à do Atlético-MG, é necessário levar, portanto, mais que 40.860 apaixonados ao estádio no jogo deste domingo. Isto, é claro, se o principal adversário mantiver o número de torcedores que comparecem ao seu jogo.

Embora não seja difícil, é algo que o Cruzeiro obteve somente uma vez nesta edição do Brasileiro. No empate com o Atlético por 1 a 1, 45.991 pessoas compareceram ao estádio e assistiram ao clássico. O segundo melhor público do time no torneio é de 39.042 - a estreia de Mano Menezes, contra o Figueirense.

Sem saber da possibilidade de ultrapassar o arquirrival nesta disputa particular, o volante Willians faz elogios aos cruzeirenses que têm comparecido ao estádio: "É muito difícil falar da torcida. A do Cruzeiro é maravilhosa. Nos abraçou, veio com a gente até o final. Acredito que a gente possa fazer um grande jogo no domingo e dar uma vitória na despedida em casa para a torcida cruzeirense", comentou.

Mas o que motiva o comparecimento ao Gigante da Pampulha neste fim de semana, já que a equipe não tem aspirações no Brasileirão? Neste domingo, o zagueiro Dedé pode retornar aos gramados depois de mais de um ano se recuperando de uma contusão no joelho direito. O Mito, como o atleta é conhecido, tem chances de retornar aos gramados e reencontrar a torcida.

Ficha técnica
Cruzeiro x Joinville

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 29 de novembro de 2015 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Moises Aparecido de Souza (PR)

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Manoel, Paulo André e Fabrício; Henrique, Willians e Ariel Cabral; Marcos Vinícius, Alisson e Willian.
Técnico: Mano Menezes

Joinville
Agenor; Mario Sérgio, Domingues, Guti e Diego; Danrlei, Edson Ratinho, Kadu, Ítalo e Marcelinho Paraíba; Kempes.
Técnico: PC Gusmão