Topo

Inter depende do Goiás para sonhar. E relação entre eles já gerou polêmica

Do UOL, em Porto Alegre

29/11/2015 07h15

O Internacional precisa tanto dele quanto do Goiás para sonhar com vaga na próxima Libertadores. Após os resultados de sábado, apenas uma vitória goiana sobre o São Paulo na última rodada do Brasileirão combinada com vitória do Inter diante do Cruzeiro podem garantir posto na competição mais importante do continente aos vermelhos. E a relação entre estes dois times já foi motivo de polêmica há oito anos. 

A situação era bem diferente. O Inter já não disputava nada no Brasileiro de 2007 e entrou na última rodada contra um Goiás desesperado lutando para evitar o rebaixamento. E havia um terceiro interessado importante: o Corinthians. 
 
Antes do jogo derradeiro daquele campeonato, a situação de tabela era a seguinte: o Goiás era 17º (na zona de rebaixamento) com 42 pontos. O Corinthians era 16º (fora da zona) com 43. Portanto, os paulistas dependiam apenas de si no último jogo. Ou ainda de resultado igual ao do Goiás. 
 
Mas contra o Grêmio, em Porto Alegre, o Corinthians empatou em 1 a 1. E o Internacional foi derrotado por 2 a 1 pelo Goiás, em Goiânia. O suficiente para gerar uma grande polêmica ainda no mesmo dia. 
 
Ao deixar o campo, o goleiro Felipe, do Corinthians, já levantou suspeitas sobre o jogo entre Inter e Goiás. "Jogador sempre tem amigo. E ficamos sabendo que três ou quatro jogadores do Inter queriam entregar o jogo. Eles não merecem vestir aquela camisa. Sabíamos que não poderíamos contar com eles. Mas o Corinthians não vai acabar por isso. Quem apanha nunca esquece e, quem sabe, lá na frente vamos poder dar o troco", disse. "Quem sabe um ano lá na frente eles não precisem da gente e possamos dar o troco", completou. 
 
E a suspeita só cresceu quando, dois anos depois, Marcos Figueiredo, na condição de diretor de futebol do Goiás, disse que o clube tinha uma 'dívida' com o Internacional. "Existe uma dívida de gratidão. O Internacional, de uma certa maneira, nos ajudou há dois anos a não cair. E, se depender de mim aqui, vou ajudar o Internacional a conseguir o título", falou, prestes a um confronto exatamente diante do São Paulo em 2009. 
 
Na ocasião, o Internacional precisava do tropeço dos paulistas e do Flamengo para brigar pelo título brasileiro. Mas o destino agiu contra o Colorado. O time chegou à última rodada dependendo exatamente do Grêmio, tradicional adversário, que enfrentaria o Flamengo. E acabou derrotado deixando o Inter como vice. 
 
O Goiás x Inter de 2007 teve motivos de sobra para levantar questionamentos. O Colorado saiu na frente com gol de Orozco, o Goiás empatou e ainda teve uma série de pênaltis batidos que a arbitragem mandou voltar. Paulo Baier desperdiçou duas vezes, mas o juiz anotou avanço de Clemer antes da batida e mandou voltar. Na terceira cobrança, Nilson fez o gol que rebaixou o Corinthians. 
 
Neste ano, a relação entre Inter e Goiás volta a se apresentar na última rodada do Brasileirão. O time de Porto Alegre precisa que os goianos vençam o São Paulo. Já torcem para eles neste domingo, diante da Chapecoense, para que entrem na última rodada brigando para evitar o rebaixamento. E somente com sucesso do esmeraldino, os Colorados poderão sonhar com Libertadores em 2016.