Topo

Brasileirão 2015 tem maior número de gols de pênalti em uma década

Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Paulo Matuck

Colaboração para o UOL Esporte

30/11/2015 13h21

Os quatro gols de pênalti assinalados na penúltima rodada do Brasileirão fizeram com que a edição 2015 da competição se tornasse a de maior número de gols marcados através de cobranças de penalidades máximas nos últimos dez anos. Desde 2005 o torneio não tem, proporcionalmente, tantos tentos feitos em cobranças desse tipo.

Com os pênaltis covertidos por Fluminense, Atlético-MG, Vasco e Goiás no final de semana, o total de gols de pênalti na temporada atual subiu para 72. Isso significa que 8,2% dos tentos do Brasileirão 2015 surgiram a partir de cobranças da marca que fica a 11 metros da linha do gol. Ainda restam dez partidas para serem disputadas até o encerramento do torneio.

A média da competição desde que o sistema de pontos corridos foi implantado, em 2003, é de 7,7%. Ao todo, foram 1.103 tentos feitos por meio de penalidades máximas. Para o levantamento, contam apenas gols marcados diretamente. Tentos assinalados em rebote não são considerados.

Somente a edição de 2005, que assim como a atual teve o Corinthians como campeão, supera a temporada 2015 em pênaltis convertidos. Naquele ano, 9,1% dos gols foram assinalados dessa maneira. Em números absolutos, foram 131 em 462 partidas, uma vez que o Brasileirão era disputado por 22 clubes.

Atlético-MG e Goiás foram os times que mais marcaram gols de pênalti na temporada 2015. Com as penalidades convertidas no domingo contra, respectivamente, Grêmio e Chapecoense, cada um comemorou sete tentos feitos dessa maneira.

Porém, quando se leva em consideração a relação entre os pênaltis convertidos e sofridos, o Corinthians é absoluto. Converteu seis tentos e não levou nenhum gol dessa forma. Na rodada 36, na goleada aplicada por 6 a 1 contra o São Paulo, teve um pênalti marcado contra, mas o goleiro Cássio defendeu. É o único time na temporada que ainda não sofreu gol de pênalti.

O Figueirense foi quem mais levou tentos de pênalti em 2015. Foram oito. Marcou apenas três. O Internacional também tem ampla desvantagem na relação entre convertidos e sofridos. Levou seis gols de pênalti e fez apenas dois. O Vasco sofreu seis gols dessa maneira. Contudo, com o convertido contra o Santos, domingo, em São Januário, chegou ao sexto tento marcado de pênalti zerando o déficit.

No ranking histórico, levando em consideração todos os pênaltis convertidos a partir de 2015, o Cruzeiro é o líder com 70 gols. O Fluminense vem a seguir com 67 e o Corinthians completa o pódio com 62.

No quesito gols sofridos de pênalti, o Vasco lidera com 64, mesmo tendo passado duas temporadas na Série B. O Internacional levou 60 e o São Paulo é o terceiro com 53.