Topo

Grêmio depende de um ponto para ter campanha Top-3 desde volta à Série A

Roger pode terminar a temporada como terceira melhor do Grêmio desde 2006 - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Roger pode terminar a temporada como terceira melhor do Grêmio desde 2006 Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/11/2015 19h19

É indiscutível que a campanha do Grêmio no Brasileirão é muito boa. O próprio comando do clube admite que o terceiro lugar ou vice-campeonato, que será decidido na última rodada, está acima do projetado por conta das dificuldades financeiras enfrentadas desde o princípio de 2015. E para coroar a campanha, um ponto coloca a equipe de Roger Machado entre as três melhores campanhas de Brasileirão desde 2006, quando o Tricolor voltou à Série A. 

A melhor foi conquistada por Celso Roth, em 2008. Naquele ano, o treinador geriu a equipe por toda competição, venceu o primeiro turno, mas acabou perdendo força logo nos jogos finais. Depois de abrir larga vantagem em relação ao segundo colocado, acabou sendo ultrapassado pelo São Paulo e encerrou o certame com 72 pontos. 

Em segundo está o Grêmio de Vanderlei Luxemburgo, que em 2012 comandou o time durante todo o campeonato e acabou em terceiro lugar com 71 pontos ganhos. Na ocasião, Luxa repetia sempre que possível que o aproveitamento dos primeiros estava acima do normal e por isso a briga pelo título se tornava impossível. 

No ano seguinte, Vanderlei começou o Brasileirão, mas entregou comando para Renato Gaúcho após demissão na quarta rodada. A quinta rodada foi comandada por um treinador interino e na sexta, o ex-atacante assumiu. Foram conquistados, ao todo, 65 pontos. Cinco de Luxa, 57 de Renato e três do interino James Freitas. 

Agora, o Grêmio de Roger Machado entra na última rodada com os mesmos 65 pontos. Dos quais conquistou 61, já que um foi conquistado por Felipão e três obtidos pelo mesmo interino de 2013. Ou seja, com mais um ponto coloca 2015 como terceira melhor campanha desde o retorno do Grêmio para Série A, em 2006. 

A disputa para terminar o ano com campanha Top-3 acontece no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília). E para ser vice-campeão, o Tricolor ainda precisa que o Atlético-MG ainda seja derrotado pela Chapecoense.