Topo

Inter decide vaga onde tem 92% de aproveitamento. Mas não depende só de si

O Beira-Rio é a principal arma do Inter para ainda sonhar com Libertadores - Lucas Uebel/Getty Images
O Beira-Rio é a principal arma do Inter para ainda sonhar com Libertadores Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/11/2015 06h00

Se o Internacional dependesse apenas dele para conquistar vaga na Libertadores de 2016, teria motivos para comemorar. Com o técnico Argel Fucks, o time vermelho tem 92% de aproveitamento no Beira-Rio no Brasileiro. O problema é que necessita de uma derrota do São Paulo e encara uma série de problemas no time. 

Com o encerramento da penúltima rodada do Brasileirão, o Internacional precisa vencer o Cruzeiro no próximo domingo e contar com uma derrota do São Paulo para o Goiás, no Serra Dourada. Pelo menos o time goiano venceu a Chapecoense e chega ao jogo final ainda lutando para evitar o rebaixamento. Assim, terá empenho redobrado pelo resultado. Em caso de empate, o Internacional teria que aplicar uma goleada por sete gols de diferença sobre os mineiros. 
 
Mas em meio a um momento instável, com o empate cedido ao Fluminense, que tinha um jogador a menos e não disputava mais nada no Brasileiro, no sábado, o ambiente vermelho se torna positivo analisando a campanha em casa. Com Argel foram praticamente só vitória. 
 
Num total de nove jogos, apenas o Figueirense não foi superado atuando em Porto Alegre. Os resultados positivos vieram contra Atlético-PR, Vasco, Palmeiras, Corinthians, Sport, Joinville, Ponte Preta e Grêmio. 
 
"Quando se depende só de você é muito mais fácil. Mas quando eu cheguei aqui, há 100 dias, estávamos quatro pontos distante da zona de rebaixamento [na verdade oito]. Mas o campeonato não acabou. A responsabilidade é minha e o campeonato prega peças", disse o técnico Argel Fucks. 
 
O Inter ainda terá uma série de problemas. D'Alessandro está suspenso. Lisando López será reavaliado e deve ficar fora. Alisson Farias segue fora. Alex será reavaliado. Além dos jogadores suspensos por doping e dos lesionados há mais tempo, como Valdívia e Eduardo Sasha. 
 
"Mas estamos vivos, matematicamente. E enquanto tivermos qualquer possibilidade, vamos lutar", finalizou Argel. 
 
A reapresentação do elenco do Internacional ocorrerá na terça-feira. Será quando o time passará a ser montado para o último jogo da temporada.