Topo

Atlético e Grêmio disputam mais do que o vice. Clubes miram meia argentino

Lucas Zelarrayán, meia do Belgrano, está nos planos do Grêmio e do Atlético-MG - Ivana Maritano/Divulgação/Belgrano
Lucas Zelarrayán, meia do Belgrano, está nos planos do Grêmio e do Atlético-MG Imagem: Ivana Maritano/Divulgação/Belgrano

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/12/2015 19h50

Neste domingo o Atlético-MG e o Grêmio disputam o vice-campeonato brasileiro. Com um ponto a mais, a equipe mineira recebe a Chapecoense e depende de uma vitória simples para confirmar a posição que ocupa desde a 18ª rodada. Já o time gaúcho visita o rebaixamento Joinville e precisa de dois resultados. A vitória e um tropeço do rival atleticano. Se a disputa pelo vice se encerra neste domingo, na última rodada do Brasileirão, Atlético e Grêmio devem iniciar um novo duelo logo após o término da competição.

Revelação do Belgrano, da Argentina, o jovem Lucas Zelarrayán está na mira dos dois clubes, que já estão garantidos na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. O meia de 23 anos é observado pelo Grêmio há bastante tempo, como revelou o presidente do clube, Romildo Bolzan Júnior, ao UOL Esporte.

“É um jogador que está na nossa lista de atletas que podem receber proposta. Mas ainda não fizemos proposta alguma por ele. É um jogador qualificado, um grande jogador, cairia muito bem no Grêmio”, admitiu o mandatário tricolor.

Por parte do Atlético, como de costume, oficialmente nenhuma posição é comunicada pela diretoria. Não confirma e nem nega o interesse no atleta. Porém, o diretor de futebol, Eduardo Maluf, esteve fora do Brasil na última semana. Em meio a saída do então técnico Levir Culpi, o dirigente não foi visto na Cidade do Galo.

O UOL Esporte apurou que o dirigente esteve em outro país em busca de reforços, não para conversar com um eventual treinador, já que até o momento o Atlético ainda não confirmou quem vai ser o técnico da equipe na temporada 2016. Mas nada que impeça o clube de seguir a busca por reforços.

“O jogador bom eu acho que qualquer treinador não vai recusar”, opinou o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno.

Assim como o Grêmio, o valor da multa contratual é um empecilho para o Atlético. Zelarrayán tem vínculo com o Belgrano até 2017 e a multa contratual está estipulada em 5 milhões de dólares (cerca de R$ 19,3 milhões). Outra barreira na busca pelo camisa 10 do Belgrano é a concorrência internacional, já que o meia também é alvo de clubes mexicanos e europeus.

Outro jogador argentino que está na mira do Atlético é o atacante Gustavo Bou, do Racing. O artilheiro da Libertadores 2015 não deve continuar no clube de Avellaneda em 2016 e o futebol brasileiro aparece com um dos prováveis destinos.