Topo

Atlético-MG repete 2012, relaxa e confirmação do vice fica para último jogo

Em 2012, vice só foi assegurado após vitória apertada no clássico da última rodada - Bruno Cantini/Atlético-MG
Em 2012, vice só foi assegurado após vitória apertada no clássico da última rodada Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

01/12/2015 06h00

Pela segunda semana seguida, o Atlético-MG tropeçou e adiou mais uma vez o vice-campeonato do Brasileirão. Apesar de ainda depender apenas das próprias forças, o time mineiro poderá assegurar o segundo lugar só na última rodada, o que deixa a partida contra a Chapecoense com ares de decisão. Se o segundo lugar já estivesse confirmado, jogadores pouco aproveitados poderiam ganhar uma oportunidade maior nas últimas partidas, o que não será mais possível, já que o Grêmio segue na cola.

Por coincidência, a trajetória nesta reta final é parecida com a de outra temporada que o Galo também bateu na trave. Em 2012, com o Fluminense acima da média em relação aos demais clubes, o time de Cuca encaminhou o vice, mas vacilou nos últimos jogos, deixou para última hora e só confirmou o sua colocação na despedida do campeonato. Na época, o concorrente também era o Grêmio, terceiro colocado de hoje.

“Deixamos para esse jogo. Alguma coisa estava escrita que a gente teria que jogar esse jogo. Agora temos que vencer de qualquer jeito. Tivemos a chance contra o Goiás e contra o Grêmio. Seria bom para dar uma folga para quem jogou bastante, mas não aconteceu. Agora é o último jogo do ano, esperamos vencer para ir para as férias com a cabeça mais tranquila”, comentou o atacante Luan.

Há três anos, a 34ª rodada foi determinante para o Atlético praticamente abrir mão do título e brigar pelo segundo posto. Apesar de vencer o confronto direto contra o Fluminense, o time dormiu no ponto nos dois jogos seguintes. Na reta final, o clube fez metade dos 18 pontos disputados, foi ultrapassado pelo Grêmio (que fez 12) e recuperou a segunda colocação apenas no último jogo, vencendo o Cruzeiro (o tricolor empatou sem gols no Gre-Nal), com direito a muita emoção.

Neste ano, a possibilidade de título foi descartada pelos jogadores em um momento parecido, após a derrota para o Corinthians (33ª rodada). De lá pra cá, o Atlético focou em manter o segundo lugar, e chegou a abrir uma vantagem de seis pontos (que hoje é de um), mas fez apenas quatro desde aquela ‘final’ no Horto, aumentando ainda mais a distância para o líder, que somou sete, e diminuindo a folga para o terceiro colocado, que fez seis.

“Temos mais um jogo, ainda está na nossa mão, só depende de nós. Jogar contra o Grêmio, fazem pressão o tempo inteiro. Nossa equipe soube trabalhar nesses poucos dias com o Diogo (Giacomini, técnico interino), agora é ter tranquilidade e saber que teremos um jogo decisivo no final de semana”, disse o capitão Leonardo Silva.

Além de terminar o ano como segundo melhor time do país, o eventual vice-campeonato também renderá uma bonificação maior e muito útil aos cofres do clube, em torno de R$6,3 milhões. Caso não vença a Chapecoense e o Grêmio supere o Joinville, o prêmio pelo terceiro lugar cairá para cerca de R$4 milhões.