Topo

Luta para ser melhor no 2º turno fomenta disputa Cruzeiro x Atlético-MG

Cruzeiro e Atlético-MG têm disputa acirrada e mais um combustível na fase final do Brasileirão - Getty Images
Cruzeiro e Atlético-MG têm disputa acirrada e mais um combustível na fase final do Brasileirão Imagem: Getty Images

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/12/2015 06h00

O Atlético-MG não almeja mais o título. O Cruzeiro não tem tantas ambições, já que as chances de chegar ao G-4 estão extintas. Então, o que pode motivar os times mineiros a vencerem os seus respectivos compromissos na última rodada do Campeonato Brasileiro? As respostas podem ser relacionadas à premiação divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas a rivalidade entre eles traz um novo ingrediente à tona.

O posto de melhor equipe do futebol mineiro no segundo turno é o que está em jogo na reta final do Brasileirão. O Cruzeiro alcançou este posto com o triunfo sobre o Joinville, por 3 a 0, no domingo passado, no Mineirão. Com o resultado, o time comandado por Mano Menezes chegou a 33 pontos e tem uma campanha inferior somente à do Corinthians – com 40 – na metade final do torneio.

O Atlético-MG, por sua vez, desperdiçou uma boa oportunidade de garantir esta posição com os resultados recentes. O time que perdeu o técnico Levir Culpi na sexta-feira passada empatou com o Goiás, por 2 a 2, em pleno estádio Independência e foi derrotado pelo Grêmio, na rodada passada, por 2 a 1, na Arena, em Porto Alegre. Com a igualdade e o revés, a equipe segue com 30 pontos, três a menos que o principal oponente. Nesta parte do campeonato, o clube alvinegro é apenas o quinto.

Diante do panorama atual, o Cruzeiro necessita apenas de um empate diante do Internacional, em pleno Beira-Rio, para assegurar o posto de melhor time de Minas Gerais no segundo turno do Brasileirão. O Atlético, por outro lado, precisa vencer a Chapecoense, em jogo marcado para o Mineirão, e torcer por um revés da equipe de Mano Menezes para roubar a vaga de seu arquirrival.

Caso tenham a pontuação igualada nesta parte do campeonato, o Atlético se torna o melhor colocado devido ao número de vitórias, primeiro critério de desempate utilizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O time da Cidade do Gallo teria dez triunfos contra nove de seu concorrente.

No panorama geral, considerando as 37 rodadas disputadas no torneio, o Atlético-MG é vice-líder com 66 pontos, enquanto o Cruzeiro ocupa a oitava colocação, com 55.

A verdade é que, independente do que acontecer no próximo fim de semana, Atlético e Cruzeiro têm pouca coisa para alterar neste momento. Ambas as diretorias pregam o discurso de um baixo número de contratações visando a próxima temporada.