Topo

Mano pede prazo de 24 horas para decidir se aceita proposta da China

Mano Menezes tem prazo até esta quarta-feira para decidir seu futuro no futebol - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Mano Menezes tem prazo até esta quarta-feira para decidir seu futuro no futebol Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

01/12/2015 17h05

Contratado há três meses para substituir Vanderlei Luxemburgo, o técnico Mano Menezes já está com a proposta do do Shandong Luneng, da China, em mão. Quem confirma é o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, em entrevista coletiva na tarde de terça-feira na Toca da Raposa. Segundo Vicintin, Mano terá uma conversa com seus familiares e vai comunicar sua decisão ao clube até esta quarta-feira.

"Acabamos de ter uma reunião com o Mano Menezes, eu e o Thiago Scuro (diretor de futebol). Ele nos comunicou da proposta que recebeu da China. Ele vai conversar com a família de hoje para a amanhã e, amanhã, ele vai comunicar à diretoria", comentou Bruno Vicintin. Atualmente, o Shandong é comandado por Cuca, que deverá assinar sua rescisão em breve e voltar a trabalhar no Brasil. O Atlético-MG é um dos interessados em contar com o treinador.

Até a última segunda, antes do treinador receber a proposta oficial, a diretoria do Cruzeiro e o próprio Mano tratavam o assunto como especulação. No entanto, o treinador não escondeu a possibilidade real de se transferir para a China. Dentre os motivos para uma eventual saída, o principal deles é o acerto financeiro com os chineses. Só para tirar o técnico da equipe estrelada, o Shandong está disposto a pagar uma multa de R$7 milhões, já que o atual contrato de Mano é válido até dezembro de 2017, além das remunerações mensais que dará ao técnico.

"É claro que a proposta mexeu com ele. Ele falou que se sente muito bem no Cruzeiro, que foi muito bem tratado pela diretoria, pelo clube e pela torcida. Eu acho que ele está balançado. Ele explicou que as instabilidades do futebol brasileiro é o que podem fazer com que ele vá. A única coisa que pedi para ele foi: “Mano, eu preciso que você resolva". As decisões que fazemos é junto com o Mano. Temos que decidir se vai ser com ele ou sem ele", acrescentou.

As bases salariais que Mano poderá receber na China são tão grandes que o Cruzeiro sequer tentou fazer uma proposta superior à atual para tentar convencer o treinador de ficar. "Não oferecemos. Perguntei se podemos fazer algo para tender para ele ficar. Ele disse que balançou. Nada que o Cruzeiro fizer vai fazer a cabeça dele. É decisão dele. Um projeto fora que vai assinar contrato que poucos treinadores do Brasil podem assinar. É pessoal dele. Posso adquirir que a diretoria fez todas as garantias para ele ficar".