Topo

Delegado vê 'altíssimo risco' em Coritiba x Vasco: "jogo traz preocupação"

Torcida entra em confronto com a polícia após invadir campo do Couto Pereira, em 2009 - CÉLIO MESSIAS/AE/AE
Torcida entra em confronto com a polícia após invadir campo do Couto Pereira, em 2009 Imagem: CÉLIO MESSIAS/AE/AE

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

02/12/2015 10h16

‘De altíssimo risco’. Assim o confronto decisivo entre Coritiba e Vasco, marcado para o próximo domingo, no estádio Couto Pereira, é classificado pelas autoridades que serão responsáveis por garantir a segurança do espetáculo. Com as duas equipes ainda correndo risco de rebaixamento no Brasileiro, o jogo contará com um esquema especial.

Todo cuidado é pouco, até pelo histórico. Em 2009, no mesmo Couto Pereira, o Coritiba precisava vencer o Fluminense para evitar o descenso. Apenas empatou por 1 a 1, foi rebaixado, e o que se viu após o apito final foram cenas lamentáveis, com invasão de campo da torcida e um verdadeiro campo de batalha no gramado do estádio alviverde.

Na ocasião, a polícia não conseguiu conter a torcida. Alguns invadiram o campo e correram atrás do trio de arbitragem e até de jogadores e integrantes da comissão técnica do Fluminense. Cadeiras foram lançadas das arquibancadas, ferindo torcedores e policiais. Uma guerra em campo.

Portanto, a grande preocupação da polícia é estar preparada para qualquer tipo de acontecimento, como conta o delegado Clóvis Galvão, da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), de Curitiba, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

“Esse jogo traz preocupação tanto para a Polícia Civil como para a Polícia Militar, tendo em vista os antecedentes ocorridos em 2009. Então isso sempre traz um tipo de preocupação e o sistema de segurança, obviamente, será feito de forma diferenciada”, afirma o delegado.

“Já tomamos todas as providências. Temos amanhã [hoje] uma reunião com a Polícia Militar envolvendo todos os órgãos que irão trabalhar neste domingo. A preocupação é de fazer um sistema eficaz para, caso ocorrer tumulto, a gente esteja preparado à altura para evitar qualquer tipo de problema”, diz.

Clóvis Galvão ainda confirmou que o número de policiais será totalmente ampliado para garantir a segurança dos torcedores que certamente lotarão o Couto Pereira.

“Temos consciência de que é uma partida de altíssimo risco. O contingente será dobrado. O contingente das duas polícias [Civil e Militar] e da guarda municipal será aumentado para, qualquer coisa que aconteça, a polícia esteja preparada”, declara.

Por fim, Clóvis Galvão fez questão de mandar um recado aos torcedores que estejam planejando qualquer tipo de confusão.

“Estamos preparados. Quem for com o intuito de fazer tumulto, arruaça, não vai ter moleza. Vai em cana. Vamos fazer a nossa parte. Estamos preparados para qualquer situação”, completa.

O que cada um precisa para não cair:

Coritiba
- um empate

Vasco
- vencer o Coritiba e torcer para que Figueirense e Avaí não triunfem