Topo

Defesa do São Paulo fecha Brasileirão com seu pior desempenho desde 2010

Equipe sofreu com gols marcados fora de casa - Danilo Verpa/Folhapress
Equipe sofreu com gols marcados fora de casa Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Paulo Matuck

Colaboração para o UOL Esporte, em São Paulo

07/12/2015 12h57

O São Paulo conseguiu seu objetivo na rodada final do Campeonato Brasileiro de 2015: derrotou o Goiás, por 1 a 0, no Serra Dourada e obteve a classificação para a Copa Libertadores para 2016. Um prêmio para um ano tumultuado em termos administrativos no clube do Morumbi.

Dentro de campo, contudo, a equipe esteve longe de apresentar um bom desempenho. Especialmente no setor defensivo. A média de 1,23 gol sofrido por jogo foi a mais alta desde a temporada de 2010.

O Tricolor, quando começou a temporada 2015, apresentava a segunda melhor defesa da história do Brasileirão em sua fase de pontos corridos, iniciada em 2003. Só era superado pelo Corinthians. Neste ano, entre os dez primeiros colocados, foi o mais vazado ao lado do Atlético-MG, com 47 gols sofridos.

Os tentos levados fora de casa foram os grandes responsáveis por esse índice. Foram 31 ao longo do torneio. Nunca o São Paulo teve suas redes balançadas tantas vezes fora de seus domínios desde que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes.

A última vez que o time sofreu mais gols como visitante foi em 2005 (38) e 2003 (39), mas naquela época o torneio tinha, respectivamente, 22 e 24 equipes. Logo, o número de jogos era maior.

O desempenho fraco fez com que o São Paulo terminasse apenas uma rodada na liderança do Brasileirão 2015. Com isso, foi superado pelo rival Corinthians como o segundo time com maior número de jornadas na ponta da competição. Agora, o atual campeão nacional tem 89 rodadas como líder contra 69 do tricolor. O Cruzeiro é a equipe que mais vezes esteve em primeiro lugar (108).