Topo

Bate-volta! Três times que saíram da Série B tiveram vida curta na elite

Do UOL, em São Paulo

07/12/2015 06h00

Os torcedores de Avaí, Joinville e Vasco terminaram o ano de 2014 sorrindo com o acesso para a Série A e acabarão 2015 lamentando a queda para a Série B. Dos quatro times promovidos da Segundona no ano passado, o único que conseguiu se livrar do rebaixamento foi a Ponte Preta.

O time campineiro fez uma boa campanha e terminou no 11º posto, com 51 pontos, nove à frente da zona da degola. O clube ocupou o G-4 durante uma boa parte do primeiro turno e chegou a cogitar uma vaga na competição continental até algumas rodadas antes do término do campeonato.

O outro rebaixado, que não estava na segunda divisão em 2014, foi o Goiás, que disputou a Série B pela última vez na temporada de 2012, quando ficou com a taça. Na segunda divisão, o clube encontrará o rival Vila Nova, campeão da Série C em 2015.

Dos quatro rebaixados, o que esteve mais perto de se salvar na última rodada foi o Avaí. O time catarinense vencia o Corinthians até os 34 do segundo tempo por 1 a 0, quando levou o gol de empate de Vágner. O resultado persistiu até o fim e quem se salvou foi o rival Figueirense.

"A gente lutou o ano todo, tentamos até o último minuto a permanência na Série A. Infelizmente teremos de jogar a Série B em 2016 e brigar para subir", afirmou o goleiro do Avaí, ao SporTV

A situação deste ano serve de lição para as quatro equipes que entrarão na elite do Campeonato Brasileiro em 2016. Botafogo e Vitória retornam um ano após caírem. O time carioca não poderá se espelhar no seu rival Vasco, caso não queira também ser rebaixado pela terceira vez.

O América-MG não disputava a Série A desde 2011. Na ocasião, repetiu o roteiro de Avaí, Joinville e Vasco, já que tinha conquistado o acesso um ano antes e fez 'bate-volta'. O Santa Cruz volta à primeira divisão após nove anos da última queda, que aconteceu em 2006.