Topo

Veja a tecnologia de ponta que impulsionou Corinthians ao título brasileiro

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

08/12/2015 06h00

A tecnologia associada ao trabalho da comissão técnica do Corinthians é uma das explicações para a excelência da melhor campanha do Campeonato Brasileiro desde 2006.

São sete pessoas dedicadas a isso no CIFUT, o Centro de Inteligência do Futebol do Corinthians. A função deles é usar uma série de softwares, aplicativos e outras plataformas disponíveis para municiar Tite, auxiliares e jogadores. O êxito corintiano na Série A passa pelas telas de notebooks, tablets e telefones celulares de analistas como Fernando Lázaro, Leonardo Baldo, Raony Thadeu, Denis Lupp e Luiz Silva.

Quatro programas usados nesse trabalho indicam o caminho: WyScout, Sportscode, Sportsetc Coda e Footstats. A distribuição é quase toda realizada via Whatsapp.

Mas, além disso, há um certo pioneirismo do trabalho desenvolvido pelo CIFUT no futebol brasileiro. A prova disso é que, não só o analista Fernando Lázaro assumiu a função na seleção brasileira, mas outros profissionais têm deixado o clube. Nos últimos dias, um integrante do núcleo corintiano foi contratado pelo São Paulo, que pretende ampliar seu departamento. "Temos visto outros clubes aumentando suas estruturas", conta Lázaro, que detalha a importância de cada das tecnologias no dia a dia do campeão brasileiro.

WYSCOUT

É a principal fonte de alimentação para o trabalho. Possui filmagens de boa parte das equipes que integram competições do Brasil e de aproximadamente outros 80 países. A partir disso, o próprio software compila os dados de forma individual e coletiva.

"Eles já filtram alguns tópicos do jogo, como escanteios a favor ou contra, jogadas de um determinado jogador. Você pode pegar um jogador no momento ofensivo e analisar todos os lances dele. Serve para analisarmos adversários ou um atleta, e rapidamente se tem acesso a essas informações", explica Lázaro. Também é o serviço favorito para a análise de potenciais reforços.

SPORTSETC CODA

O serviço virou xodó do treinador português Paulo Sousa, à frente da Fiorentina, sensação do Campeonato Italiano. Está interligado ao Sportscode, por serem da mesma empresa. Normalmente, os vídeos produzidos no Wyscout são transferidos a essa plataforma. É o segundo estágio do trabalho.

"Por meio dele, você pega os jogos na íntegra e sincroniza com protocolos de observação. Você pode analisar finalizações, desarmes, trocas de passes, e gerar um arquivo em tempo real para sincronizar com a filmagem do jogo", explica Lázaro.

É nesse momento que o adversário corintiano é dissecado, bem como ajustes individuais ou coletivos serão feitos por Tite e seus auxiliares após o terceiro estágio. Durante a partida, os analistas do CIFUT monitoram os dados com um tablet e podem enviar as informações diretamente à comissão.

SPORTSCODE

É, em resumo, um editor de vídeos moldado para a análise de desempenho do futebol e associado ao Sportsetc Coda.

"Ele pode ser sincronizado com a filmagem do jogo feita pelo Wyscout ou para o jogo que nós baixamos da TV", explica Lázaro. "A gente pode gerar várias linhas do tempo sobre uma série de itens. Todas as finalizações do adversário, todas as finalizações de um só jogador, todos os lances do Gil, por exemplo".

FOOTSTATS

Serviço de estatísticas das competições brasileiras e sul-americanas, é utilizado de forma pontual pelos analistas. O diferencial do programa está em gerar dados sobre os 20 times da Série A, por exemplo. De olho nesses números, a equipe comandada por Lázaro monta o perfil do próximo adversário e traça diretrizes de observação.

WHATSAPP

O aplicativo de mensagens que é febre do momento ajuda, e muito, no trabalho dos analistas. Desde que o CIFUT foi implantado, três tecnologias foram utilizadas para o fluxo das informações por meio de vídeos: primeiramente, em CD, e depois por pendrive ou links privados no Youtube. Por meio do telefone celular, a mensagem resumida chega para o jogador de forma clara e prática.

DESENVOLVEDOR PRÓPRIO

A equipe corintiana é estruturada por seis analistas e ainda há Luiz Silva, que complementa todas as tecnologias já contratadas. "Ele é um desenvolvedor de ferramentas específicas. Pensa em como controlar nosso banco de dados, desenvolve plataformas para armazenar e cruzar informações. Com ele, temos um controle maior do trabalho", conta Fernando Lázaro.