Topo

Lucas Fernandes cumpre etapas e evolui para ser "cada dia mais importante"

Do UOL, em São Paulo

16/05/2016 06h00

O gol que decretou a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo foi o primeiro como profissional, mas Lucas Fernandes já vem conquistando a confiança do técnico Edgardo Bauza há meses. Desde que chamou a atenção do treinador, em fevereiro, a promessa tem evoluído gradativamente à medida que ganha espaço.

A participação decisiva no último domingo mereceu elogios de Bauza, que toma o cuidado de não valorizar o garoto além da conta. “Aos poucos ele vai se transformando em um jogador cada dia mais importante para o time. É jovem. Estamos cuidando para colocá-lo aos poucos, mas uma partida como a de hoje [domingo] reafirma tudo que ele vem fazendo”, avalia o treinador.

A paciência do técnico com Lucas Fernandes tem sido efetiva. Autor do gol do título da Copa Libertadores sub-20 em 14 de fevereiro, o meia de 18 anos foi pego de surpresa, dois dias depois, ao ser relacionado para o torneio continental ‘para adultos’. Daí em diante, sua curta carreira deu uma guinada e tem prosperado aos poucos sob comando de Bauza.

Lucas Fernandes passou a treinar no time de cima ainda em fevereiro e fez sua estreia como profissional em 20 de março, contra o Ituano, pelo Paulistão. Uma semana depois, a primeira grande conquista: uma assistência para Alan Kardec no clássico contra o Santos chama de vez a atenção de Bauza.

Com presença mais frequente nos jogos, o meia lentamente ganhou minutos com o técnico argentino até ser titular contra São Bento, em 10 de abril. Desde então, o nome de Lucas Fernandes tem estado cada vez mais na boca do torcedor. O gol de falta no último domingo, contra o Botafogo, alimenta de vez as esperanças na jovem promessa.

Lucas soma nove atuações como profissional, sendo duas como titular. Além da assistência e do gol, chama a atenção os quatro cartões amarelos recebidos em 282 minutos em campo. Ele é um dos campeões continentais sub-20 que, seguindo determinação da diretoria, Bauza deve acionar cada vez mais.