Topo

Damião não joga mais no Santos. Veja qual pode ser o destino do atacante

Mauro Horita/Agif
Imagem: Mauro Horita/Agif

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

17/05/2016 17h33

O atacante Leandro Damião não voltará a vestir a camisa do Santos. O UOL Esporte apurou que existe uma cláusula em contrato que impede o retorno do jogador ao clube paulista. Segundo os advogados do atleta, esta decisão foi homologada pelo ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho e prevê apenas que o jogador reconstitua seu vínculo com o clube após rescisão com o Bétis, da Espanha, e seja emprestado novamente para outro clube.

Desta forma, tanto a diretoria santista, como os representantes do jogador, buscam um time para Leandro Damião atuar até o meio do próximo ano por empréstimo. Caso não apareça nenhum interessado, a segunda opção já estudada pelas partes seria a rescisão contratual em comum acordo.

Para que Leandro Damião voltasse a vestir a camisa do Santos seria necessário um novo processo judicial.

O técnico Dorival Júnior não é contra ao retorno de Damião e, internamente, enxergava o jogador como solução para a vaga de Ricardo Oliveira, constantemente convocado para a seleção brasileira e que tem chances de deixar o clube no meio do ano. Damião e Dorival trabalharam juntos no Internacional.

Conforme ficou acordado entre Santos e Damião na Justiça, o clube paulista se comprometeu a pagar o valor de R$ 4,5 milhões, referentes a verbas trabalhistas (salários e direito de imagem) em atraso com o atleta, divididas em 40 parcelas de R$ 112,5 mil, considerando o primeiro pagamento a partir de março.

A passagem de Damião pelo Betis foi decepcionante. Ele não fez nenhum gol e em diversos jogos sequer foi relacionado para o banco de reservas. Leandro Damião assinou com o Betis em fevereiro. No período em que defendeu a equipe, ele atuou apenas três vezes, uma delas como titular.

O UOL Esporte questionou o Santos sobre a situação de Leandro Damião, por e-mail, para esclarecer o caso, mas a assessoria de imprensa respondeu apenas que o “clube não vai se pronunciar sobre o assunto”.