Topo

Fim do "efeito Barcelona". Muricy larga ousadia e foca em jogar para ganhar

Flamengo vence o Sport por 1 x 0; veja o gol

Gols UOL Esporte

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/05/2016 06h00

O "efeito Barcelona" durou apenas cinco meses no Flamengo. Pressionado pela má campanha até aqui na temporada e ciente da necessidade em obter resultados, o técnico Muricy Ramalho abandonou a ousadia e voltou ao velho estilo. Agora, o objetivo no Rubro-negro é apenas “jogar para ganhar”.

A afirmação veio após a fraca atuação na vitória por 1 a 0 sobre o Sport pela estreia do Campeonato Brasileiro. O Flamengo esteve longe de agradar ao torcedor, mas conquistou os três pontos. A equipe ainda deixa a desejar e vê alguns dos principais jogadores em má fase, casos de Guerrero e Emerson Sheik.

O Rubro-negro não apresentou um futebol convincente em 2016. Os bons momentos foram raros. Uma equipe confusa deixou precocemente as disputas pelos títulos da Primeira Liga e do Campeonato Carioca.

Assim que chegou ao Flamengo, Muricy destacou uma espécie de estágio que fez no Barcelona com o objetivo de aplicar mudanças ao trabalho desde as categorias de base. A expectativa da torcida era a de que o time rendesse o esperado e fosse capaz de pressionar os adversários. Não foi o que se viu. Na avaliação do comandante, chegou a hora de mudar.

“Fomos ousados em muitos jogos e perdemos todos. Todo mundo acha bonito como o Flamengo joga, e se aproveitam dos nossos erros. Agora não. Vamos jogar para ganhar”, afirmou.

A mudança no discurso traz de volta o antigo Muricy, que sabe da necessidade de obter resultados. No Flamengo atual, triunfo por placar mínimo é mais do que suficiente, desde que no final da temporada a equipe esteja nas disputas por títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

“A vitória é para arrancar bem. Expliquei isso aos jogadores. Tenho experiência no Campeonato Brasileiro. Não se pode falar que vai ganhar no fim e no meio. É preciso vencer no começo também. Não se recupera depois, é fundamental treinar com isso na cabeça. Gosto do filé mignon, mas em algumas horas é preciso comer a carne dura”, encerrou.