Topo

Grêmio aproveita falta de Muricy e bate o Flamengo com gol de 'ameaçado'

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/05/2016 17h51

O Grêmio não esconde a busca por um zagueiro para ser colega de Pedro Geromel. Negocia com o Flamengo, inclusive, a contratação de Wallace. E quem deixaria o time resolveu o jogo deste domingo. Fred fez o gol gremista na vitória por 1 a 0 diante do rubro-negro neste domingo (22) pela segunda rodada do Brasileirão, na Arena. 

Desde o início do jogo, o confronto foi aberto. Grêmio e Flamengo brigaram muito e buscaram o gol de toda forma. Guerrero, por exemplo, perdeu a chance mais clara do primeiro tempo. 
 
E no começo do segundo, o Grêmio 'acordou', empilhou chances até marcar. Fred fez de cabeça após cobrança de escanteio e deixou o Tricolor com quatro pontos na classificação. Faltou o técnico Muricy Ramalho, afastado por problemas de saúde, para reação do Fla, que acabou não conseguindo igualar as forças. Foi o segundo infortúnio na mesma semana. Eliminado na Copa do Brasil, o Fla acabou levando a pior também no Brasileiro.
 

Estreante se destaca em busca da primeira assistência

Edílson estreou na lateral direita do Grêmio e foi muito bem. Driblando qualquer dificuldade de entrosamento, buscou de toda forma dar sua primeira assistência. Por pouco não conseguiu quando encontrou Bolaños e Paulo Victor pegou, quando cruzou para Giuliano, que bateu para fora, ou quando enfiou novamente para Giuliano que driblou o goleiro e perdeu tempo perdendo a jogada. 
 

Centroavantes fazem primeiro tempo terminar sem gols

A culpa de um primeiro tempo sem gols foi estritamente dos centroavantes de Grêmio e Flamengo. Paolo Guerrero recebeu cruzamento de Rodnei e, livre, sem goleiro, de dentro da pequena área, cabeceou por cima. No lance seguinte, Bolaños enfiou para Bobô que, de carrinho, resolveu pagar na mesma moeda. 
 

Grêmio começa avassalador e decide o jogo no segundo tempo

Bastou 10 minutos de segundo tempo para o Grêmio acabar com o zero no placar. E foram três chances antes disso. Giuliano tinha acertado a trave, Luan obrigado o goleiro a uma difícil defesa. Giuliano perdido outra. Até que em um escanteio, Fred cabeceou firme e colocou nas redes o primeiro gol do jogo. 
 

Faltou Muricy Ramalho para reação do Flamengo

Muricy Ramalho, afastado por problemas de saúde, fez falta de novo ao Flamengo. Nos dois jogos sem ele, o Fla perdeu para Fortaleza e agora para o Grêmio. No momento em que reagir era necessário, faltou o comandante e o time do Rio de Janeiro pouco ameaçou o gol defendido pelo goleiro Marcelo Grohe.

Pedro Geromel X Paolo Guerrero: Cartão amarelo, briga e chapéu

Guerrero e Geromel se enfrentaram novamente. A disputa remeteu a momentos que ambos jogavam na Alemanha. Foi forte. Em um lance no começo do jogo, com o ombro, Geromel deslocou o peruano, que caiu no gramado. E não gostou. Irritado, gesticulou muito, gritou e tanto fez que acabou levando cartão amarelo por reclamação. O zagueiro gremista saiu tranquilamente com a bola. E a briga entre eles seguiu a cada lance, sendo o principal confronto da partida. No segundo tempo, o zagueiro gremista esbanjou qualidade ao dar um chapéu no peruano. 
 

O centroavante que a torcida queria esteve nas cadeiras

O Pirata, Barcos, esteve nas cadeiras da Arena do Grêmio. Casado com uma antiga funcionária do clube, o jogador costuma comparecer em jogos na Arena quando está de férias. Foi muito solicitado pelos torcedores para fotos e autógrafos. Para muitos dos aficionados, ele seria o centroavante ideal para o Tricolor. Mas o alto salário impede qualquer investida. "Sempre acompanho o Grêmio, espero que possa ganhar hoje. O time está bem, espero que melhore no segundo tempo e faça os gols", disse. "Hoje não tenho proposta para voltar, tenho mais um ano no Sporting (de Portugal) e acredito que vou ficar lá", completou.
 

Agenda

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Atlético-MG na quinta-feira às 21h. Já o Flamengo recebe a Chapecoense na quarta-feira também às 21h. 
 
GRÊMIO 1 X 0 FLAMENGO
 
Data: 22/05/2016 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson José de Moraes Coelho 
Renda: R$ 590.580,00
Público: 17. 866 (total)
Cartões amarelos:  Guerrero (FLA), Everton (FLA); Luan (GRE), Fred (GRE), Maicon (GRE); 
Gols: Fred, do Grêmio, aos 9 minutos do segundo tempo; 
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano (Pedro Rocha), Luan e Miller Bolaños (Douglas); Bobô (Everton).
Técnico: Roger Machado
 
FLAMENGO
Paulo Victor; Rodinei, Juan, Léo Duarte e Jorge; Cuéllar (Willian Arão), Márcio Araújo, Everton (Cirino) e Alan Patrick; Gabriel (Ederson) e Paolo Guerrero. 
Técnico: Jayme de Almeida