Topo

Caiu no Horto... Marcelo Oliveira tenta acabar com tabu na casa do Atlético

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/05/2016 06h00

Entre maio de 2012 e agosto de 2013 o Atlético-MG não perdeu uma partida sequer no Estádio Independência. A longa sequência de invencibilidade como mandante fez a torcida criar um bordão que virou sucesso no país inteiro. "Caiu no Horto, tá morto!" Expressão que ganhou variações e demais estádios brasileiros, como na Arena do Corinthians, em Itaquera.

Já são quatro anos atuando no estádio que pertence ao América-MG. O número de derrotas aumentou, mas a força do Atlético em casa ainda é grande. E a maior vítima alvinegra foi Marcelo Oliveira. Agora treinador atleticano, o técnico foi o que mais perdeu em confrontos no Horto.

Desde a reinauguração do estádio, Marcelo enfrentou o Atlético em nove oportunidades no Independência e não venceu nenhuma. Pior, saiu derrotado em seis oportunidades. A primeira visita foi em 2012, quando estava no Coritiba. O Atlético venceu por 1 a 0. Depois foram sete clássicos, no período em que comandou o Cruzeiro. Perdeu quatro e empatou três. O último confronto foi no Brasileirão do ano passado, pelo Palmeiras. Derrota por 2 a 1, de virada (veja no vídeo acima).

Na reestreia e casa no comando do Atlético, Marcelo Oliveira espera por um final bem diferente do que teve na época como visitante. “Eu espero que seja assim. Sempre foi muito difícil jogar no Horto. Existe um clima favorável ao Atlético, criado pela torcida. Além de o time já estar acostumado por jogar sempre lá. A gente espera que o estádio seja um aliado importante, mas a essência é o trabalho diário no dia a dia”, comentou Marcelo, que espera a torcida para fazer a diferença.

“Esse compromisso com o Grêmio é importante e muito difícil. Já ressaltei a importante da presença da torcida, com o Atlético todo desfalcado. Embora tenha confiança total no elenco, vai ser importante a presença da torcida”, completou o treinador.

E cabe a Marcelo quebrar um tabu que ainda existe para o Atlético no Independência. Entre os grandes clubes brasileiros, o Grêmio é único que ainda não perdeu no Horto. A equipe gaúcha enfrentou o Atlético duas vezes no Independência, em 2012 e 2014, e ambas foram empate sem gols.

Embora nunca tenha vencido o Atlético no Independência, Marcelo Oliveira já ganhou uma partida no Horto. Foi na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro de 2013, pelo Cruzeiro, contra o Goiás. Como o Mineirão estava fechada para a Copa das Confederações, o time celeste jogou no Independência e venceu a goleou a equipe rival por 5 a 0.