Topo

Chefe da arbitragem diz que "pitis" eram esperados e alfineta técnicos

Roberto Moreyra/Extra/Agência O Globo
Imagem: Roberto Moreyra/Extra/Agência O Globo

Do UOL, em São Paulo

25/05/2016 12h35

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, disse em declaração ao site da entidade que já era esperada uma maior pressão em cima dos juízes diante da renovação no quadro programada para a Série A do Campeonato Brasileiro. A segunda rodada da competição ficou marcada por uma série de "pitis" de treinadores, o que rendeu uma alfinetada de Sérgio Corrêa em quem prefere culpar a arbitragem por resultados ruins. 

“Nós projetamos essa pressão inicial com base na cultura de alguns que preferem colocar a responsabilidade do resultado na terceira equipe de uma partida, que é a arbitragem. Mais árbitros novos estão atuando no início do campeonato, pois estamos dando oportunidades aos árbitros nacionais, que, tendo suas atuações aprovadas, podem vir a substituir os que integram a lista FIFA, em curto e médio prazo. Isto evitará repetições e o consequente desgaste na competição mais equilibrada do futebol mundial”, disse.

Três treinadores acabaram expulsos no último fim de semana, todos por reclamação: Cuca (Palmeiras), Gilson Kleina (Coritiba) e Paulo Autuori (Atlético-PR). Por outro lado, apenas dois jogadores receberam vermelho em uma rodada que, segundo a entidade, já foi um reflexo da renovação pretendida para a temporada.

A nota da CBF diz que apenas um árbitro atuou tanto na primeira como na segunda rodada. Se contados os 20 jogos disputados até aqui, apenas seis tiveram um árbitro Fifa. No ano passado, o número era inverso, com seis jogos apitados por profissionais sem a chancela da entidade máxima do futebol.

Na avaliação de Sérgio Corrêa, isso não significa que houve perda na qualidade com os árbitros escalados. "É bom ressaltar que, quando falamos de 'novos' árbitros, queremos dizer apenas que seus nomes não são tão conhecidos, mas eles já atuaram nas principais competições de seus estados", explicou.