Topo

Cuca quis Fred e Gum do time de guerreiros. Agora eles são adversários

Cuca conversa com Cleiton Xavier em treino: meia será mais uma vez titular - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cuca conversa com Cleiton Xavier em treino: meia será mais uma vez titular Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

25/05/2016 06h00

Um reencontro duplo marcará a partida entre Palmeiras e Fluminense na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque. No confronto válido pela terceira rodada do Brasileirão, Cuca irá rever o zagueiro Gum e o atacante Fred, que já fizeram parte dos planos do treinador depois que ele assumiu o clube alviverde.

Gum, por exemplo, foi um dos nomes apontados por Cuca logo após a chegada ao Palmeiras, na segunda quinzena de março. Alguns dias depois, a diretoria paulista procurou o Fluminense para fazer uma sondagem pelo atleta. A negociação, entretanto, não avançou.
 
Com Fred, o interesse surgiu depois de abordagem inversa. Após a crise entre o atacante e o técnico Levir Culpi, pessoas ligadas ao estafe do atleta o ofereceram ao Palmeiras. Cuca, na oportunidade, gostou da ideia. O salário do jogador, na casa dos R$ 800 mil, inviabilizaram a transferência -- o teto salarial alviverde hoje é de R$ 450 mil. 
 
Hoje, Gum e Fred são titulares de Levir Culpi e ainda foram decisivos nas primeiras rodadas do Brasileirão. Na estreia, o atacante marcou o gol da vitória sobre o América-MG, fora de casa. No último sábado, o defensor fez de cabeça no empate por 2 a 2 com o Santa Cruz.
 
Ambos os atletas foram fundamentais para a campanha do Fluminense para escapar do rebaixamento no Brasileirão 2009. Na ocasião, com Cuca no comando do time carioca, a equipe somou 24 pontos em 30 possíveis nos últimos dez jogos, com sete vitórias e três empates, tornando o famoso grito tricolor: "time de guerreiros".
 
No Palmeiras, Cuca tem um vasto elenco à disposição. Para a função de Fred, há três opções: Alecsandro, Cristaldo e Barrios. O treinador relacionou sete atacantes para a partida: Alecsandro, Dudu, Erik, Gabriel Jesus, Luan, Róger Guedes e Rafael Marques -- Dudu deve atuar no comando do ataque.
 
Na zaga, o treinador também conta com muitas opções. No jogo contra o Fluminense, no entanto, apenas dois foram incluídos na lista, os titulares Thiago Martins e Vitor Hugo. Se preciso, o volante Thiago Santos será improvisado no setor.
 
Edu Dracena se recupera de lesão, enquanto Roger Carvalho voltou se lesão na semana passada. Já Leandro Almeida não faz parte dos planos do Palmeiras, que ainda tem Augusto, recém-promovido da base.
 
O Palmeiras tenta voltar à rota de vitórias depois de perder para a Ponte Preta em Campinas no último sábado. Na estreia, diante do Atlético-PR, no Allianz Parque, o time do técnico Cuca venceu por 4 a 0, em uma das melhores apresentações da temporada. 
 
FICHA TÉCNICA
 
PALMEIRAS x FLUMINENSE
 
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 25 de maio de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Assistentes: Nadine Schramm Camara Bastos e Helton Nunes (ambos de SC)
 
PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales (Thiago Santos), Tchê Tchê, Róger Guedes, Cleiton Xavier e Gabriel Jesus; Dudu (Alecsandro). Técnico: Cuca
 
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Edson, Cícero e Gustavo Scarpa; Osvaldo e Fred. Técnico: Levir Culpi