Topo

Tite diz que estava pressionado após derrota e aprova novo esquema

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

26/05/2016 14h33

Tite decidiu mudar o esquema tático após resultados ruins recentes. O time caiu na Libertadores e depois sofreu derrota de virada para o Vitória. Com nova formação, o time alvinegro derrotou a Ponte Preta, nesta quinta, 3 a 0, apresentando bom futebol. Após o jogo, o treinador disse que sentia pressionado após os tropeços.

“Eu estava pressionado pela necessidade do desempenho e do resultado”, declarou.

Na partida contra a Ponte, Tite alterou o posicionamento dos meio-campistas Bruno Henrique e Guilherme, jogadores que vinham sendo questionados por parte da torcida corintiana.

Bruno Henrique deixou de ser primeiro volante e ganhou mais liberdade para atacar. Guilherme deixou de ter tanta obrigação defensiva e também teve mais espaço para avançar. Os dois atletas jogaram bem e foram premiados com belos gols.

Tite conta que a ideia de montar formação com apenas um atacante (Luciano), tendo cinco meio-campistas municiando o ataque apresentou ótimo resultado.

“Eu não pensava em jogar Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto e Guilherme juntos, porque pensava que incialmente não teria infiltração. Eu também vou conhecendo [a equipe] e o campo vai mostrando”.

O técnico declarou que a escalação de Cristian ocorreu após o jogador demonstrar que estava definitivamente recuperado fisicamente para executar a tarefa. O volante passou por intenso processo de reeducação alimentar, além de atividades no departamento de fisiologia do clube.

“O Cristian não é brucutu. Essa primeira transição precisa acontecer com qualidade no passe. O Cristian está retomando padrão físico. Ele se conscientizou. Agora posso externar publicamente isso. Ele entendeu a importância e buscou nutrólogo, nutricionista. Buscou processos para equilibrar forças físicas com o departamento de fisiologia”.