Topo

São Paulo joga mal e perde para o Figueirense em dia de convocação de Ganso

Ganso é marcado durante a partida entre Figueirense e São Paulo - Luiz Henrique/Figueirense - Luiz Henrique/Figueirense
Imagem: Luiz Henrique/Figueirense

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 23h39

Jogando fora de casa, o São Paulo não conseguiu se apresentar em um bom nível e acabou superado pelo Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, nesta quarta-feira (1º). Com gol de Rafael Moura, o time de Santa Catarina conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, com placar de 1 a 0.

No dia em que Paulo Henrique Ganso foi convocado para a seleção brasileira, o Figueirense não deu espaço para o São Paulo no primeiro tempo e foi recompensado com a vitória. Aos 15 minutos, Rafael Moura fez o único gol da partida.

A vitória coloca o Figueirense na 10ª colocação, com seis pontos conquistados. O São Paulo tem um a mais, ficando na oitava posição.

HE-MAN SALVA O DIA MAIS UMA VEZ

Rafael Moura comemora gol pelo Figueirense contra o São Paulo, pelo Brasileirão  - EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO Informações Limpar Copiar para o clipboard - EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO Informações Limpar Copiar para o clipboard
Imagem: EDUARDO VALENTE/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO Informações Limpar Copiar para o clipboard

Depois de tanto martelar, o Figueirense finalmente abriu o placar. Aos 15 minutos, Ayrton enfiou nas costas de Matheus Reis para Ermel, que cruzou para Rafael Moura testar para o fundo do gol de Denis. O tento foi o quarto do atacante na competição, que já havia marcado duas vezes contra o Cruzeiro e uma diante do Santos.

PRESSÃO E POLÊMICA NO INÍCIO DA PARTIDA

O Figueirense não se intimidou diante do São Paulo e partiu para cima desde o início. Em três minutos, Denis precisou fazer duas defesas. Na primeira chance, inclusive, aconteceu a polêmica do primeiro tempo: o goleiro cortou o cruzamento de forma estranha e a bola sobrou para Ayrton, que arriscou de fora da área. A bola bateu na mão de Matheus Reis, dentro da área, mas o árbitro mandou a partida seguir. Os jogadores da equipe catarinense reclamaram muito.

BAUZA OUSA, MAS O GOL NÃO SAI

Kelvin é derrubado durante a partida entre Figueirense e São Paulo - Luiz Henrique/Figueirense - Luiz Henrique/Figueirense
Imagem: Luiz Henrique/Figueirense

Depois de um primeiro tempo muito abaixo do ideal, o técnico Edgardo Bauza resolveu fazer alterações ousadas no segundo tempo. Logo no intervalo, o argentino tirou o meia Auro e colocou o atacante Kelvin. Aos 24 minutos, mais um atacante: Rogério entrou no lugar de Thiago Mendes.

As alterações, no entanto, fizeram pouco efeito na partida. O São Paulo melhorou no segundo tempo, é verdade, mas muito mais fruto da opção do Figueirense de se fechar do que pelas mudanças feitas por Bauza. No fim das contas, a única grande chance do São Paulo na segunda etapa foi a bola no travessão acertada por Kelvin, aos 41 minutos.

SUBSTITUIÇÃO RELÂMPAGO

Pressionado pelo Figueirense, o São Paulo ganhou outra dor de cabeça aos 12 minutos do primeiro tempo. Wesley sentiu um desconforto e pediu para ser substituído. A alteração aconteceu três minutos mais tarde, com João Schmidt entrando na partida.

ATUAÇÃO DISCRETA DO NOVO CONVOCADO

Antes de a partida começar, uma notícia já movimentava o vestiário do São Paulo. Com a lesão de Kaká, Paulo Henrique Ganso foi convocado por Dunga para a Copa América Centenário. O jogador se juntará à seleção brasileira nos Estados Unidos nos próximos dias.

Durante a partida, no entanto, Ganso acompanhou o fraco desempenho do time são-paulino e pouco apareceu.

OPINIÃO: JUCA KFOURI

“São Paulo fez um primeiro tempo paquidérmico e o segundo de coelho, mais apressado do que rápido. O empate não aconteceu por falta de tranquilidade na hora de concluir”.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE X SÃO PAULO

Competição: Campeonato Brasileiro
Data: 01/06/2016
Público: 5.271 pagantes
Renda: R$ 133.205,00
Local: Estádio Orlando Scarpelli (SC)
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Gol: Rafael Moura (15’/1ºT), para o Figueirense
Cartões amarelos: Dudu e Rafael Moura, para o Figueirense; Ganso, para o São Paulo

FIGUEIRENSE: Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves, Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Ferrugem (Renato), Bady; Ermel (Lins), Dudu (Guilherme Queiroz) e Rafael Moura. Técnico: Vinícius Eutrópio.

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Lucão, Lugano, Matheus Reis; Thiago Mendes (Rogério), Wesley (João Schmidt), Auro (Kelvin), Ganso, Centurión; Alan Kardec. Técnico: Edgardo Bauza.