Topo

Reserva de ouro vira solução do Inter antes da chegada de reforços

Gustavo Ferrareis foi blindado de empréstimos e agora começa a ganhar espaço - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Gustavo Ferrareis foi blindado de empréstimos e agora começa a ganhar espaço Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/06/2016 06h00

Enquanto aguarda por Seijas e a volta jogadores lesionados, um novo garoto formado na base ganha espaço no Internacional. Trata-se de Gustavo Ferrareis, meia que há tempos encanta comissão técnica e diretoria e foi titular contra o Santos, no último domingo. Com multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 240 milhões na cotação atual), ele já chegou a ser definido como inegociável.

Em mais de um momento, o Inter foi consultado por outros clubes sobre jogadores que poderiam ser emprestados. Atletas jovens, a serem cedidos para ganhar experiência. Como Eduardo, agora no Náutico, ou Maurides, ex-Arouca. Ferrareis nunca esteve nesta lista.

A multa rescisória elevada é padrão no Beira-Rio e foi estipulada setembro de 2014, quando da assinatura do atual contrato dele – com validade até 2019.

Tratado como reserva de ouro, o meia de 20 anos é elogiado pela capacidade técnica e física. Há quatro anos no Beira-Rio, ganhou conceito ainda mais elevado quando apresentou evolução na pré-temporada realizada nos Estados Unidos.

“O Ferrareis é tudo aquilo que a gente esperava dele. Tem uma qualidade técnica, é diferente”, disse Argel Fucks após o jogo na Vila Belmiro. "É um jogador com cultura tática, de enorme potencial e que evoluiu muito nos últimos meses", acrescenta outro integrante da comissão técnica.

Contra o Santos, Gustavo Ferrareis foi titular e teve a função de ligar a dupla Fernando Bob e Fabinho ao resto do time. Uma rodada antes, saiu do banco e salvou o Inter diante do Sport. Com ele na vaga de Anselmo, o Colorado teve mais volume de jogo e fez 1 a 0.

Nos bastidores, o meia é exaltado por ter improviso e tomada de decisão aliados à resistência. Em 2015, chamou atenção durante treino dos reservas contra o time B: ao receber de costas para o gol, deu toque de primeira e saiu pelo oposto da bola. A finalização explodiu na trave e foi seguida por aplausos.

As chances agora, na arrancada do Campeonato Brasileiro, são fruto das baixas e da evolução pessoal dele. Luis Manuel Seijas, contratado junto ao Santa Fe-COL, só poderá atuar após 20 de junho. Anderson, titular no Gauchão, tem tendinite e para por mais duas semanas. Valdívia também se recupera de lesão, bem como Rodrigo Dourado.

Na falta de nomes mais rodados, aquele que era reserva de ouro virou a bola da vez.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X ATLÉTICO-PR

Data: 01/06/2016 (quarta-feira), às 19h30min (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Rogério Zanardo (RJ)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Artur; Fernando Bob, Fabinho, Gustavo Ferrareis (Anselmo), Andrigo e Eduardo Sasha; Vitinho
Técnico: Argel Fucks

ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Thiago Heleno (Wanderson), Cleberson e Sidcley (Pará); Otávio (Hernani), Deivid e Vinícius; Ewandro, Nikão (Pablo ou Anderson Lopes) e Walter
Técnico: Paulo Autuori