Topo

Bauza tem 2 nomes para vaga de Ganso. E escolha pode mudar o estilo do SP

NELSON ALMEIDA/AFP
Imagem: NELSON ALMEIDA/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/06/2016 06h00

A convocação de Paulo Henrique Ganso para a seleção brasileira causou mais uma dor de cabeça para Edgardo Bauza. O treinador, que já teve que lidar com seis desfalques na derrota para o Figueirense, agora precisa pensar em uma alternativa para a armação da equipe. E os dois postulantes já são sabidos: Lucas Fernandes e Rogério.

“Vamos ver nos treinamentos quem está melhor. São jogadores de características distintas. Durante o trabalho, analisando o rival, vamos decidir qual dos dois começará a partida”, afirmou Bauza, logo após a partida contra o Figueirense. No domingo (5), o São Paulo viaja a Minas para enfrentar o Cruzeiro.

Lucas Fernandes treina entre os profissionais do São Paulo - Felipe Espindola/saopaulofc.net - Felipe Espindola/saopaulofc.net
Imagem: Felipe Espindola/saopaulofc.net

A escolha de Bauza passa, também, pelo estilo de jogo que a equipe terá no tradicional esquema 4-2-3-1. Caso opte pelo jovem Lucas Fernandes, as características do meio-campo serão parecidas com as encontradas quando Ganso começa titular. Obviamente menos experiente que o convocado para a seleção, o jogador de 19 anos tem características parecidas e exerceria uma função mais de distribuição de jogo.

Com Rogério, no entanto, a história é um pouco diferente. Atacante de origem, o jogador quando entra no lugar de Ganso costuma atuar como uma espécie de segundo atacante, aproveitando os espaços na sobra do centroavante e fazendo com que a equipe tenha mais infiltração.

Rogério comemora gol de empate do São Paulo contra o Coritiba, no Brasileirão  - Rubens Chiri / saopaulofc.net - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Rogério, inclusive, já foi elogiado na função por Bauza. O treinador argentino não morre de amores pelo jogador na posição de atacante, mas acredita que ele pode desequilibrar quando atua no meio-campo.

“Essa é a melhor posição que o Rogério pode jogar. Vi muitos jogos dele atuando pelas pontas, mas lá ele não é um jogador que desequilibra, como pode ser na posição que jogou hoje”, disse Bauza, no início de março, quando escalou Rogério na posição contra o Mogi Mirim. Na ocasião, o atacante admitiu não se sentir confortável atuando no meio.

O São Paulo volta aos treinos na próxima sexta-feira (3), em preparação para a partida contra o Cruzeiro. Edgardo Bauza terá duas atividades para definir se Lucas Fernades ou Rogério começará como titular.