Topo

Corinthians testa fôlego e tenta evoluir antes de encarar sequência de peso

Giovanni Augusto está entre os jogadores que podem ser preservados por Tite - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Giovanni Augusto está entre os jogadores que podem ser preservados por Tite Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

04/06/2016 06h00

Palmeiras, Atlético-MG, Fluminense e Botafogo. 

Antes de encarar quatro grandes clubes de forma consecutiva, o Corinthians tem um Coritiba em crise para tentar ratificar sua ascensão no Campeonato Brasileiro. A partida da noite deste sábado (20h30), em Itaquera, poderá ser a quarta vitória seguida para a equipe dirigida pelo treinador Tite, que vive um momento difícil do ponto de vista físico. 

O quarto compromisso em 10 dias vai contra o princípio defendido por Tite, e recomendado pela Fifa, de que haja um intervalo de 72 horas entre as partidas.

Além de Vílson, que sequer estará no banco, a tendência é que três ou quatro jogadores sejam preservados, e os favoritos para desfalcar a equipe são Uendel, Bruno Henrique, Giovanni Augusto e Guilherme, os mais desgastados. Não há confirmações sobre o time que irá a campo, mas as preocupações em torno de entrosamento são pequenas.

Entre os métodos de trabalho da comissão técnica corintiana está o foco grande sobre jogadores reservas. Ao longo da temporada, inúmeros trabalhos do dia a dia são feitos com titulares e suplentes juntos. Eventualmente, Tite e seus auxiliares mesclam setores, com lado direito de um time com o lado esquerdo do outro. Essa tática incentiva a competição e o entrosamento entre os atletas.

Para evoluir dentro do Campeonato Brasileiro, ter mais de 11 jogadores em condições plenas de atuar é um dos pontos considerados importantes por Tite, bicampeão do torneio (2011 e 2015). Por isso, a caminho de enfrentar uma sequência de jogos duros contra quatro clubes grandes, a partida contra o Coritiba permite ao Corinthians se fortalecer. Será a estreia do zagueiro Pedro Henrique, 21 anos, entre os profissionais. Ele foi promovido por Mano Menezes em 2014 e defendeu o Bragantino no ano passado.  

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x CORITIBA

Data: 04/06/2016 (sábado), às 20h30 (Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Rafael da Silva Alves (RS)

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Felipe, Pedro Henrique e Uendel (Guilherme Arana); Bruno Henrique (Maycon) e Cristian; Marquinhos Gabriel, Guilherme (Lucca) e Giovanni Augusto (Marlone); Luciano. 
Treinador: Tite

CORITIBA: Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho, César Benitez; João Paulo, Ícaro (Veiga), Juan; Negubeba (González), Kléber e Vinícius.
Treinador: Pachequinho