Topo

Dupla da Ponte fez cinco jogos e deixou o Grêmio com status de 'fracasso'

Kadu foi emprestado pelo Grêmio para a Ponte Preta após passagem de 4 jogos - Divulgação/Ponte Preta
Kadu foi emprestado pelo Grêmio para a Ponte Preta após passagem de 4 jogos Imagem: Divulgação/Ponte Preta

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/06/2016 06h00

Para a partida contra o Grêmio, neste domingo, às 16h (de Brasília), pela sexta rodada do Brasileiro, a Ponte Preta tem uma dúvida na zaga. Douglas Grolli ou Fábio Ferreira será o companheiro de Kadu no centro da defesa. A maior possibilidade é a repetição da dupla formada por Ferreira e Kadu, já titulares na vitória sobre o América-MG. Ambos passaram pelo Grêmio e, juntos, somaram cinco jogos. Sem sucesso, deixaram o clube com status de fracasso'. 

O primeiro a passar pelo clube gaúcho foi Ferreira. Com passado de atuações por Corinthians e Juventude, o defensor foi anunciado em dezembro de 2008 e chegaria apenas no início de 2009. Mas sofreu uma lesão e acabou estreando apenas em abril. Logo em sua primeira partida, o Tricolor levou 4 a 0 do Caxias. Sem nova oportunidade, foi dispensado em junho de daquele ano. 
 
Neste ano, Kadu defendeu o Grêmio contratado após o fim do vínculo com o Atlético-PR. Logo de cara virou titular, mas marcou um gol contra no primeiro amistoso da temporada e repetiu más atuações nos jogos oficiais que abriram o Gauchão. Foram apenas quatro partidas, uma lesão e o empréstimo para a Ponte. 
 
Primeira opção também passou pelo Grêmio
 
Douglas Grolli era titular da Ponte até se lesionar e também tem passagem pelo time gaúcho. Em 2012, o zagueiro definido como promessa para, teve 70% de seus direitos comprados por R$ 700 mil e assinou contrato por quatro anos. De cara, o ex-trabalhador da construção civíl que jamais esteve em clubes nas categorias de base se destacou nos treinamentos de pré-temporada. 
 
Logo de cara vieram as primeiras chances e com elas algumas falhas. Foram nove partidas em 2012, mais três em 2013 e a liberação para uma série de empréstimos até a ida ao Cruzeiro como forma de pagamento de uma dívida antiga envolvendo o atacante Marcelo Moreno. 
 
Ao todo foram 12 jogos de Grolli, um de Fábio Ferreira e quatro de Kadu. O último é o único que ainda possui ligação ao clube gaúcho, com quem tem contrato até o fim de 2017. Ou seja, voltará depois do Brasileirão, caso a Ponte não exerça a cláusula de compra presente em seu empréstimo. 
 
Em campo, Roger Machado busca recuperar a liderança do Brasileiro perdida com a derrota para o Palmeiras. Wallace, vindo do Flamengo, pode estrear. No meio-campo gremista, Ramiro e Edinho disputam a vaga deixada por Walace, que disputará a Copa América com a seleção brasileira. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X PONTE PRETA
Data e hora: 05/06/2016 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Cleberson Nascimento Leite (ambos pernambucanos)
GRÊMIO: Bruno Grassi; Edílson, Pedro Geromel, Wallace (Bressan) e Marcelo Hermes; Edinho (Ramiro), Maicon, Giuliano, Douglas e Everton; Luan. 
Técnico: Roger Machado
PONTE PRETA: João Carlos; Jeferson, Fábio Ferreira (Douglas Grolli), Kadu e Reinaldo; João Vitor, Renê Júnior e Cristian; Felipe Azevedo, Clayson e Roger.
Técnico: Eduardo Baptista