Topo

Felipe marca apresentação no Porto e deve dar adeus ao Corinthians no dérbi

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques e Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

10/06/2016 12h07

O clássico entre Palmeiras x Corinthians no domingo deverá marcar a despedida do zagueiro Felipe, 27 anos, com a camisa alvinegra.

De acordo com fontes próximas do elenco, o próprio jogador já admitiu a alguns companheiros mais próximos que encerrará a trajetória pelo clube em função da transferência confirmada ao Porto-POR. O Corinthians evita qualquer tipo de comentário sobre a despedida, mas considera fazer o anúncio já no domingo após a partida.

A data para a apresentação de Felipe no próximo clube, inclusive, já foi agendada. O zagueiro inicia a pré-temporada no Porto a partir de 26 de junho e, até por conta disso, solicitou ao Corinthians alguns dias de descanso até se mudar para Portugal.

Inicialmente, a direção corintiana avisou que não estava disposta a antecipar a saída, já que tinha problemas com outros zagueiros do elenco. Mas, com a ótima sequência da equipe nas últimas rodadas e a arrancada para a primeira posição do Brasileiro, o clima ficou favorável para que a decisão fosse tomada.

Além disso, Yago foi liberado para voltar a jogar, e também são boas as chances de que Balbuena regresse ao clube no domingo. O Paraguai precisa vencer os Estados Unidos no sábado para evitar uma eliminação na Copa América. O zagueiro paraguaio ainda não foi a campo pelo torneio e chegaria descansado para os próximos compromissos, caso se confirme a eliminação.

Com Felipe, há a preocupação, tanto do clube quanto do estafe do atleta, de que ele siga em campo mesmo negociado. Com tudo certo com o Porto, o zagueiro está exposto a lesões e a críticas por um eventual erro no Campeonato Brasileiro. Tudo isso embasou a decisão de que ele encerra a trajetória no clássico de domingo.

Destaque da defesa corintiana nos últimos meses, Felipe terá ainda a possibilidade de vencer o Palmeiras pela primeira vez como titular. Nas quatro partidas em que iniciou contra o maior rival corintiano, ele teve três empates e uma derrota. Nos registros, consta uma vitória em dérbi disputado em 2012, mas a rigor Felipe só esteve em campo nos cinco minutos finais desse clássico que teve Romarinho, autor de dois gols, como herói no Pacaembu.

A venda de Felipe renderá cerca de R$ 25 milhões ao Corinthians, que ainda mantém 25% de direitos sobre uma futura venda.

Procurada, a assessoria de imprensa do jogador afirmou que o assunto dizia respeito ao Corinthians. Já o gerente de futebol Edu Gaspar não respondeu as mensagens.