Topo

Artilheiro em estreias, Fred avisa: vai comemorar se marcar contra Cruzeiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

11/06/2016 06h00

Em janeiro de 2003, o América-MG lançou um jovem centroavante numa partida do Campeonato Mineiro. A equipe de Belo Horizonte bateu o Guarani, de Divinópolis, por 2 a 1 e um dos gols foi do atacante de 19 anos que estreava como profissional. Era Fred, que ganhou espaço após marcar o gol mais rápido da história do futebol brasileiro, durante a Copa São Paulo de juniores, naquele ano.

E foi assim em todas as vezes que Fred estreou nas equipes que defendeu ao longo da carreira. Cruzeiro, Lyon e Fluminense. Fred balançou as redes em todas as vezes que vestia a camisa do novo clube pela primeira vez. E neste domingo é a vez de estrear pelo Atlético-MG. No entanto, Fred vai enfrentar o Cruzeiro.

Por ter passado pelo clube celeste entre 2004 e 2005, o atacante não comemorava os gols que fazia pelo Fluminense nas vezes em que marcava diante do Cruzeiro. E isso aconteceu seis vezes. Agora, de preto e branco, Fred garante que vai comemorar se mantiver o histórico de fazer gols em estreia.

“Se eu fizer gol eu vou vibrar muito. Sempre estreei com gols e vou fazer tudo para também fazer um gol no domingo”, disse Fred, que falou rapidamente da relação com o Cruzeiro. “Meu único pensamento hoje é conquistar a Massa. Tenho carinho e respeito pelo Cruzeiro, e isso vai continuar. Mas, quando eu colocar a camisa do Galo, vou fazer gols, e espero que seja no domingo. Vou dar a vida para fazer gols”, completou o atacante.

E Fred deve ser titular contra o Cruzeiro. Pelo menos é o desejo do técnico Marcelo Oliveira, que vai contar com o atacante em um treino antes do clássico. Fred vai estar na Cidade do Galo na manhã deste sábado e fazer a única atividade com os novos companheiros antes de ir para o jogo.

“Todos vocês sabem que eu gosto muito de jogar com um jogador de área. Da forma ofensiva que a gente joga, a bola passa muito pela área e é importante um definidor. A gente está improvisando, mas se tiver esse jogador, ainda mais com o gabarito do Fred, seria muito bom. É uma coisa que vamos estudar, mas é possível que sim. Prefiro um jogador da posição, mesmo que não tenha o entrosamento imediato. Nessa função, facilita um pouco a falta de entrosamento. É um jogador de frente, bem posicionado. Prefiro um jogador da posição do que improvisar”, disse Marcelo Oliveira, antes de saber se contaria ou não com Fred diante do Cruzeiro.

Estreias de Fred
26/01/2003 - América 2 x 1 Guarani - Campeonato Mineiro - 1 gol
05/08/2004 - Cruzeiro 2 x 0 Internacional - Campeonato Brasileiro - 1 gol
10/09/2005 - Lyon 2 x 1 Monaco - Campeonato Francês - 2 gols
15/03/2009 - Fluminense 3  x 1 Macaé - Campeonato Carioca - 2 gols