Topo

Jogador do Vitória sofre concussão, se nega a sair e reclama com médico

Do UOL, em São Paulo

12/06/2016 11h31

O jogo entre Botafogo e Vitória teve uma cena forte, neste domingo, em Volta Redonda. Aos 6min do primeiro tempo, o meia Flávio levou uma pancada no nariz, sofreu uma concussão e ficou desacordado em campo. Ele até melhorou rapidamente, mas os médicos pediram substituição. Flávio reclamou, mas teve que ser trocado. A partida terminou com empate por 1 a 1.

O volante Bruno Silva, do Botafogo, tentou chutar a bola no meio-campo, mas Flávio chegou primeiro e tocou de cabeça. Porém, a perna de Bruno acertou em cheio o nariz do atleta do Vitória. Ele caiu e até se contorceu por alguns segundos em campo, o que preocupou a maioria dos atletas imediatamente.

Rapidamente os médicos foram atendê-lo, e Flávio ficou consciente. Ele foi atendido fora do campo, o corte no nariz foi estancado, mas mesmo assim os médicos pediram sua substituição. Flávio gesticulou que não queria sair, mas não teve jeito. Em entrevista ao canal Premiere, o médico do Vitória, Luis Felipe Fernandes, confirmou que ele sofreu uma concussão e por isso não poderia voltar. Inclusive existe uma recomendação da Fifa para que nenhum jogador nessa condição retorne ao gramado. Então Flávio foi substituído por Tiago Real.

"Ele sofreu um trauma na face e ficou desacordado. Depois reagiu bem, lúcido, mas a gente tem a recomendação para não deixar o jogador voltar, porque o índice de morte cerebral é alto. Então a gente conversou com o jogador, ouviu, mas isso envolve responsabilidade médica", afirmou Luis Felipe, após o fim do primeiro tempo.

Com a cabeça fria, Flávio entendeu melhor a decisão do médico: "vi que a bola sobrou, sabia que ia tomar choque, mas não deu para tirar, foi muito rápido. Lembro do médico perguntando se eu estava bem, eu estava, mas forte foi muito choque. Na hora a gente quer voltar, mas a gente entende e atendi o pedido dele", contou o meia.