Topo

Santos quebra tabu que "o tirou" da Libertadores, mas Dorival quer mais

Do UOL, em São Paulo

13/06/2016 06h00

"Não incomodava. Não vejo problemas. Não era uma situação que nos incomodava." Foi dessa forma que o técnico Dorival Júnior avaliou a quebra do jejum de vitórias do Santos longe de casa em jogos válidos pelo Brasileirão.

O treinador, porém, não poupou elogios à postura do Santos no triunfo por 2 a 0 sobre o Santa Cruz, no Arruda, em jogo válido pela sétima rodada. Para Dorival, a equipe manteve o volume de jogo mesmo atuando como visitante. 

"Podemos ter um crescimento desde que mantenhamos a postura nas últimas apresentações. Eu espero que ainda seja melhorada. Já houve uma evolução em relação ao jogo anterior. Foi bem melhor. Daqui a pouco vamos encontrar um caminho", disse o técnico.

Dorival chegou ao Santos há quase 11 meses. Com o treinador, o time santista mostrou força na Vila Belmiro. O desempenho fora de casa, entretanto, atrapalhou os planos no Campeonato Brasileiro. 

O aproveitamento do time como visitante na competição foi de apenas 17,5%, com uma vitória, sete empates e 11 derrotas. O primeiro e único triunfo ocorreu apenas no segundo turno, na 21ª rodada, sobre o Cruzeiro, no Mineirão (1 a 0, gol de Ricardo Oliveira)

A má campanha, dessa forma, contribuiu para o time ficar fora da Libertadores. Ao fim das 38 rodadas, o Santos ficou a quatro pontos do quarto colocado, o São Paulo, que somou 62 pontos. Na Copa do Brasil, o time venceu a primeira partida da final contra o Palmeiras, mas perdeu o título no Allianz Parque.

No Brasileirão 2016, a primeira vitória como visitante foi conquistada já na quarta partida fora de casa. O resultado também fez a equipe de Dorival voltar a vencer dois jogos seguidos no Brasileirão depois de 15 rodadas da competição (sete de 2016 e outras oito do ano passado).

Com a vitória em Recife, o Santos ganhou dez posições na tabela e ficou a uma do G-4. A equipe soma os mesmos dez pontos de outras seis equipes, mas leva a melhor no saldo de gols. Quatro times estão à frente da equipe: Corinthians (13), Grêmio (14), Palmeiras (15) e Inter (16).

Na próxima quarta-feira (15), pela oitava rodada do Brasileirão, o Santos enfrentará o Sport, na Vila. Com a derrota da seleção brasileira para o Peru nos Estados Unidos e a consequente eliminação precoce na Copa América Centenário, Dorival Jr. poderá ter de novo à disposição os titulares Lucas Lima e Gabigol.