Topo

Trio mineiro se reúne na zona da 'degola' pela 1ª vez nos pontos corridos

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

17/06/2016 08h09

O futebol mineiro nunca esteve tão mal desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos. Apesar de a atual edição ser apenas a segunda do América-MG neste sistema, é a primeira vez que os três maiores clubes do estado terminam uma rodada juntos na zona do rebaixamento. Este feito negativo foi confirmado na noite da última quinta-feira após a derrota atleticana por 2 a 0 para o Internacional. No dia anterior, o Cruzeiro levou 1 a 0 do Flamengo e o América caiu para o Botafogo (3 a 1).

No 17º lugar, o Cruzeiro tem oito pontos, enquanto o Atlético soma sete, uma posição abaixo, e o América contabiliza cinco, no último lugar. Nas oito rodadas até o momento, o Cruzeiro passou cinco delas na zona do rebaixamento. O Atlético reencontrou com a 'degola' nas últimas duas (algo que não acontecia desde 2011), e o América marcou presença em sete vezes, sendo três na condição de lanterna.

Quando disputou o Brasileirão pela primeira vez no sistema de pontos corridos, o Coelho terminou na 19ª colocação e caiu para a segundona. Naquele ano, os outros dois da capital também protagonizaram vexames, mas conseguiram escapar na reta final. Por 16 rodadas, a zona do rebaixamento foi frequentado por dois clubes da capital mineira, mas a presença dos três juntos na zona do rebaixamento nunca aconteceu.

Neste final de semana, as equipes de Sérgio Vieira, Marcelo Oliveira e Paulo Bento entram novamente em campo buscando iniciar uma sequência de vitórias que ainda não houve. América e Atlético jogam em casa e recebem o Coritiba e Ponte Preta, respectivamente, enquanto o Cruzeiro visita o Grêmio. No cenário mais positivo, mas com chances praticamente nulas de acontecer, eventuais triunfos e uma combinação de resultados deixariam os três fora do rebaixamento. Em contrapartida, se outro desastre estiver no caminho, os rivais poderão fechar a rodada em situações ainda mais trágicas e terminar literalmente isolados nas últimas posições.