Topo

Luan brilha em meio a neblina, Grêmio faz 2 a 0 e põe Cruzeiro na lanterna

Neblina presente em Grêmio e Cruzeiro na fria noite de Porto Alegre - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

19/06/2016 20h54

Luan brilhou em meio a neblina. O fenômeno climático que atrapalhou a visão de alguns presentes e até a transmissão de televisão da partida entre Grêmio e Cruzeiro, neste domingo (19), em Porto Alegre, não foi suficiente para impedir uma bela atuação do atacante gremista. Com participação nos dois gols do jogo, ele foi responsável direto pelo 2 a 0, que colocou os mineiros na lanterna. 

Luan driblou três marcadores e chutou na trave. Na volta, Douglas bateu para fora. No lance seguinte, Everton cruzou e Luan, de cabeça, abriu o placar. Já no segundo tempo, em vez de uma bola colocada, Luan bateu forte, o goleiro Fábio rebateu e Douglas fez de cabeça. Assim, o Grêmio bateu o Cruzeiro. De Arrascaeta teve a chance de recolocar o time mineiro no jogo, mas bateu um pênalti longe do gol, na etapa final. 
 
Com 18 pontos, o Tricolor colou em Palmeiras e Inter, líder e vice do Brasileiro respectivamente. Já os mineiros, com apenas 8 pontos, caíram para último lugar na competição e o técnico Paulo Bento tem cargo ameaçado.
 
Na próxima rodada, o Cruzeiro visita a Ponte Preta, na quarta-feira. Já o Grêmio, na quinta, recebe o Vitória. 
 

Luan faz tudo: drible, trave e gol

Luan é o principal destaque do Grêmio na temporada. Goleador do time com 10 gols, o atacante não fez diferente neste domingo. Driblou, abriu espaços, acertou a trave em um lance e fez, de cabeça, o primeiro gol do jogo, e a jogada do segundo. 

Luan comemora primeiro gol do Grêmio contra o Cruzeiro - Lucas Uebel/Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

 

De Arrascaeta bate para longe a chance de igualar

O Cruzeiro perdia por 2 a 0 aos 24 minutos do segundo tempo e Marcelo Oliveira cometeu pênalti. De Arrascaeta tinha a chance de recolocar o Cruzeiro no jogo. Foi para a cobrança e chutou para longe. Ali tirou qualquer chance de virada dos visitantes.

Grêmio comanda o jogo e encontra alternativas para sair de bloqueio

O Grêmio esteve preso por 42 minutos. Mesmo com controle da partida, o time gaúcho rondava a área mas era bem contido pelos mineiros. Sem conseguir penetrar a defesa pelo chão com as trocas de movimentação do quarteto ofensivo, o Tricolor precisou se reinventar e buscar o gol de outra forma. Conseguiu e através de um cruzamento, Luan abriu caminho para a vitória. 
 

Cruzeiro bloqueia armas do Grêmio com muita força

O Cruzeiro estava determinado a não perder o jogo. Ganhar ou não seria um mero detalhe. Mas perder era proibido. Na zona de rebaixamento antes da bola rolar, os mineiros comandados por Paulo Bento lutaram muito e se fecharam como poucos souberam fazer diante do ataque móvel do Grêmio. Abusando da força e cometendo muitas faltas, tentou bloquear as armas do time gaúcho. Mas vazou ainda no primeiro tempo. 
 

Roger sofre por lesões e não pode agir taticamente

Roger Machado não pôde fazer uma mudança tática sequer em seu time. O motivo foi simples: perdeu três jogadores lesionados. Sem Wallace Reis, Pedro Geromel e Maicon, todos por quadros de lesão, o treinador gremista se limitou a repor as ausências. Por falta de zagueiros no banco, Marcelo Oliveira acabou o jogo improvisado. 
 

Paulo Bento aposta em retranca, mas não dá certo

Para corrigir os problemas defensivos do Cruzeiro, Bento armou uma retranca. Não foi feliz. Precisou abandonar a postura defensiva ainda no intervalo e passou a dar mais espaços ao rápido ataque do Grêmio. 
 

Grêmio perde dois zagueiros com 'lesões iguais'

O Grêmio perdeu, no começo do jogo, Wallace Reis. Ao correr para recuar uma bola, o defensor sentiu uma lesão muscular no posterior da coxa direita. Aos 13 do segundo tempo, Pedro Geromel teve lesão igual, na parte de trás da coxa direita, ao correr para proteger a bola. E Maicon também deixou o jogo lesionado. 
 

Sinalizadores? Não, neblina é que atrapalha o jogo

A neblina na fria noite de domingo em Porto Alegre atrapalhou a transmissão de televisão e o jogo entre Grêmio e Cruzeiro. Parecia fumaça de sinalizadores, mas o fenômeno que é corriqueiro no outono e inverno do Rio Grande do Sul marcou presença na Arena gremista. Tanto que a administração do estádio azul, branco e preto liberou os torcedores que estavam nos andares mais altos a descerem para as cadeiras mais próximas do gramado, independente do preço pago. Enquanto isso os termômetros marcavam 3 graus. 

 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 CRUZEIRO 
Data: 19 de junho de 2016 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro 
Cartões amarelos:  Riascos (CRU), Bruno Viana (CRU)
Gols: Luan, do Grêmio, aos 42 minutos do primeiro tempo; Douglas, do Grêmio, aos 7 minutos do segundo tempo; 
 
Grêmio
Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel (Marcelo Hermes), Wallace (Bressan) e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon (Jaílson), Giuliano, Douglas e Everton; Luan.
Técnico: Roger Machado
 
Cruzeiro
Fábio; Lucas, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Bryan; Lucas Romero, Henrique e Alisson (Bruno Ramires); Giorgian De Arrascaeta, Rafael Silva (Allano) e Duvier Riascos (William).
Técnico: Paulo Bento