Topo

Líder isolado, Palmeiras quebra jejum de 206 rodadas no Brasileirão

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

24/06/2016 06h00

O Palmeiras tornou-se líder isolado do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira, após o Internacional empatar com o Coritiba fora de casa. Dessa forma, o time alviverde, que bateu o América-MG na terça, quebrou um jejum de 206 rodadas.

A última vez que Palmeiras havia terminado uma rodada sozinho na ponta foi na reta final da edição 2009. Naquela ocasião, a equipe dirigida por Muricy Ramalho era líder ao fim da 32ª rodada, com 57 pontos (dois a mais que o São Paulo).

Na partida seguinte, o Palmeiras viu o rival empatar no número de pontos. Nas cinco rodadas seguintes, o time perdeu embalo, acabou ultrapassado por Flamengo, Inter, Cruzeiro e o próprio São Paulo, terminando o Brasileirão na quinta colocação (e fora da Libertadores).

O Palmeiras ainda dividiu a liderança do campeonato em outras cinco oportunidades - quatro delas ao fim da primeira rodada. Em 2010, ao lado de outros seis times. No ano seguinte, oito equipes venceram seus jogos na estreia do Brasileirão.

O fato voltou a ocorrer em 2014, quando o Palmeiras e outros cinco clubes dividiram a liderança. Na atual edição, o Palmeiras venceu o Atlético-PR por 4 a 0 e voltou à ponta ao lado de seis times. Por fim, na rodada passada, o time paulista terminou empatada com o Inter em número de pontos (19 pontos cada - o time alviverde, porém, tinha três gols a mais de saldo).